Coaf identifica movimentação suspeita feita por Zambelli, caso Kayky Brito e mais de 5 de setembro
Documento, ao qual a CNN teve acesso, faz parte do material recebido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que apura os atos criminosos do dia 8 de janeiro
O relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que identificou movimentações suspeitas feitas pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o relato da passageira que estava no veículo que atropelou o ator Kayky Brito estão entre os destaques desta terça-feira (5).
Coaf identifica movimentações suspeitas em conta da deputada Carla Zambelli
Relatório de Inteligência Financeira (Rif) elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou movimentações bancárias suspeitas feitas pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).
O documento, ao qual a CNN teve acesso, faz parte do material recebido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que apura os atos criminosos do dia 8 de janeiro.
O relatório aponta suspeita de lavagem de dinheiro em movimentações financeiras feitas entre fevereiro de 2017 e julho de 2019.
De acordo com o Coaf, a parlamentar usou uma conta pessoal para receber R$ 197,8 mil em doações para a Associação Movimento nas Ruas, da qual ela foi dirigente e fundadora. Ela é deputada desde fevereiro de 2019.
Kayky Brito atropelado: Passageira diz que motorista estava em velocidade “tranquila”
A passageira que estava no carro que atropelou o ator Kayky Brito disse que o motorista de aplicativo dirigia em velocidade “tranquila”, e teve um comportamento prudente durante todo o percurso. Ela prestou depoimento à polícia na segunda-feira (4).
“A gente saiu do shopping Península e veio em direção ao Barra Análise. Estava tudo super tranquilo. Durante o impacto, que houve a colisão, meu corpo nem foi tanto para a frente, o que mostra também que o motorista estava em uma velocidade tranquila”, explicou a dentista Maria Estela Lima.
Em entrevista à CNN, o delegado da 16ª Delegacia Policial do Rio de Janeiro, Ângelo Lages, explicou que o ator estava no Quiosque Dona Maria, no posto 6, na praia da Barra, com o ator Bruno De Luca e outros amigos.
O ator foi atropelado na madrugada de sábado (2). Kayky foi buscar algum pertence em seu carro e, ao voltar para o quiosque, foi atropelado. Ele está internado em estado grave no Hospital Copa D’or, sedado e respirando com ajuda de aparelhos, segundo o último boletim médico.
Câmara deve votar projeto com Desenrola e limite para rotativo nesta terça-feira (5)
A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (5) o projeto de lei (PL) que regulamenta o Desenrola e limita os juros do rotativo no cartão de crédito.
Como a urgência do projeto de lei (PL) foi aprovada na última segunda-feira (4), o mérito da proposição pode ser votado diretamente no plenário da Casa.
Há, contudo, incertezas em relação ao quórum da Casa nesta semana por conta do feriado de 7 de Setembro. Caso não haja parlamentares suficientes, pode ser que a votação fique para a próxima semana.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), editou ato em que obriga a participação presencial dos parlamentares no início desta semana, a fim de possibilitar o quórum para votação.
PIB forte descarta cortes maiores na taxa de juros, dizem economistas
O crescimento surpreendente da economia brasileira no segundo trimestre mostra uma economia que está demorando mais do que o esperado para desacelerar, em resposta a uma taxa de juros acima dos 13%, e descarta a possibilidade de que o Banco Central acelere os cortes na Selic.
Divulgado na sexta-feira (1º), o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,9% entre o primeiro e o segundo trimestre, número bem mais alto do que as expectativas, que estavam entre 0% e 0,3%.
Isto levou a uma série de revisões para cima para o crescimento da economia brasileira neste ano. As mais otimistas já falam em alta de 3% ou mais.
De acordo com economistas consultados pela CNN, esse retrato de uma economia mais aquecida impede que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC considere fazer cortes mais agressivos nos juros, e reforça a trajetória que o colegiado já vinha anunciando para a taxa, de novos cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões.
Ventos de até 113 km/h deixam casas destelhadas em Santa Catarina
Um temporal com ventos de até 113 km/h destelhou casas e causou a queda de árvores e postes em cidades de Santa Catarina na segunda-feira (4). Danos na rede elétrica também foram registrados, segundo a Defesa Civil.
A condição do tempo se deve à formação de um sistema de baixa pressão e com o avanço de frente fria.
Veja a velocidade máxima dos ventos nas cidades catarinenses:
- Xanxerê – 113,4 km/h
- Chapecó – 96 km/h
- Novo Horizonte – 85,7 km/h
- Joaçaba – 83,5 km/h
- Campos Novos – 82,4 km/h
- Tangará – 82,2 km/h
- Caibi – 76,6 km/h
- Curitibanos – 76 km/h
- Dionísio Cerqueira – 68,8 km/h
- São Miguel do Oeste – 65,5 km/h
- Caçador – 62,3 km/h
- Videira – 52,2 km/h
(Publicado por Lucas Schroeder, da CNN, em São Paulo)