Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ciro Nogueira fala sobre críticas anteriores a Bolsonaro: ‘Todos evoluímos’

    Senador foi nomeado ministro-chefe da Casa Civil

    Mathias Brotero, da CNN, em Brasília

    Apesar de ainda não ter sido empossado, o senador licenciado Ciro Nogueira já pode ser chamado de ministro-chefe da Casa Civil. Após deixar uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedess, nesta quinta-feira (29), Nogueira disse à CNN que “já está trabalhando” e que a cerimônia de posse está marcada para a próxima quarta-feira (4), às 16 horas.

    A confirmação de que Nogueira assumiria o cargo veio na última terça-feira (27), após ter se reunido com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Pelas redes sociais, o parlamentar disse que buscará “equilíbrio” e “avanços”.

    Sem entrar detalhes, o novo ministro disse que a reunião com o ministro Guedes serviu para tratar de uma pauta que será discutida, na próxima segunda-feira (2), com os presidentes da Câmara, Arthur Liraa (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

    Ciro Nogueira assume uma das pastas mais próximas ao chefe do Poder Executivo. Algumas das principais responsabilidade da Casa Civil são de assessorar o presidente da República na coordenação dos ministérios e na articulação política com o Congresso Nacional.

    Apesar da proximidade que terá com o Bolsonaro, Ciro Nogueira nem sempre foi um apoiador de primeira hora do presidente da República. Durante uma entrevista em 2017, por exemplo, Nogueira disse ter restrições com o então deputado federal, por Bolsonaro ter um caráter “fascista” e “preconceituoso”.

    Questionado pela reportagem sobre críticas feitas a Bolsonaro, o ministro disse que: “Todos evoluímos”, citando dois políticos que para ele servem como “grande referência”: Petrônio Portella, Ministro da Justiça pelo Piauí no começo do governo Figueiredo e responsável pelo processo de abertura política após a ditadura, e Winston Churchill, ex-primeiro ministro do Reino Unido.

    “Ninguém erra e ninguém deixa de melhorar, quando você se transforma para melhorar”, disse Nogueira. Questionado pela reportagem se sua presença no Governo pode contribuir para que Jair Bolsonaro (sem partido) se filie ao partido, Ciro Nogueira respondeu que “essa é uma decisão do Presidente”.

    Tópicos