Ciro Nogueira equipara eleição presidencial a plebiscito
Segundo o ministro da Casa Civil, que é um dos principais coordenadores da campanha de Jair Bolsonaro (PL), brasileiros escolherão entre "sim" e "não"
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou nesta quinta-feira (29) que a eleição presidencial do próximo domingo (2) terá características de plebiscito e que a escolha do brasileiro estará resumida entre “sim” ou “não”.
“Esta eleição é plebiscitária”, disse o ministro, que também é um dos principais coordenadores da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição e presidente do Progressistas –partido que faz parte da coligação.
“O Brasil vai dizer ‘sim’ ou ‘não’ ao futuro”, completou Ciro Nogueira.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plebiscito é uma “consulta ao povo para decidir sobre matéria de relevância para a nação em questões de natureza constitucional, legislativa ou administrativa”.
As afirmações constam em um vídeo gravado e divulgado pelo próprio ministro da Casa Civil nesta quinta-feira.
No vídeo, Ciro Nogueira mostra o presidente Jair Bolsonaro conversando com militares na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e diz estar na cidade para acompanhar o presidente no debate da TV Globo –o último antes do primeiro turno das eleições.
Na última sexta-feira (23), Ciro Nogueira cancelou as férias que havia pedido para esta semana, menos de 24 horas depois de ter afirmado, em entrevista à CNN, que tiraria os dias de descanso pouco antes do primeiro turno.
“Irei descansar após a reeleição do presidente Bolsonaro”, disse o ministro, segundo a nota enviada pela assessoria na semana passada (23).
Ainda de acordo com a nota, “Ciro Nogueira interrompeu a tramitação do seu pedido de férias, devido a diversos compromissos inadiáveis”.