Ciro Gomes propõe que presidenciáveis participem de debates
O pedetista afirmou que o manifesto entregue por partidos de oposição ao TSE precisa de uma “cláusula de compromisso”
O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, voltou a cobrar que todos os demais pré-candidatos participem dos debates ao vivo nos veículos de comunicação.
Nesta quarta-feira (13), MDB, PSDB e Cidadania entregaram ao TSE um manifesto propondo um “pacto de não agressão” entre as campanhas presidenciais. No Twitter, Ciro apoiou a ideia, mas afirmou que é necessário que todos os partidos se comprometam com a participação de seus candidatos nos debates.
“Representantes de alguns partidos, inclusive do PT, encaminharam ao TSE um manifesto que propõe um ‘pacto de não agressão’ entre as campanhas e os candidatos. Acho ótimo, mas proponho algo mais. […] Mas sugiro, igualmente, que conste deste acordo uma cláusula com compromisso firmado, por todos os signatários, de participarem de debates ao vivo nos meios de comunicação”, disse o pedetista.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) já sinalizaram que não devem comparecer no primeiro turno. Ao contrário do que afirma Ciro, o PT não participou da elaboração do manifesto.
Ciro disse apoiar “qualquer iniciativa” em prol da normalidade do pleito. Segundo ele, no entanto, é preciso haver confronto de ideias para garantir a paz.
A troca ampla de ideias e o confronto de propostas são as maiores garantias de uma paz democrática e duradoura.
O encontro dos partidos de oposição com Moraes ocorreu após a morte de um militante do PT durante sua festa de aniversário no último domingo. Ele foi baleado por um bolsonarista.
Ao ministro do TSE, o PT pediu que a Corte adote as medidas administrativas cabíveis para a garantia da segurança e da paz no processo eleitoral do ano de 2022, a promover a soberania do Estado de Direito, em especial para resguardar a integridade de eleitoras, eleitores, colaboradores da Justiça Eleitoral, autoridades públicas, candidatas e candidatos.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Publicado por Renan Porto