Ciro Gomes e Ana Paula estreiam campanha nas ruas de Salvador, base da candidata a vice
Os candidatos do PDT participam de missa na Igreja do Senhor do Bonfim, visitam o Mercado Municipal e se reúnem com grupo de mulheres empreendedoras no bairro da Felicidade
O candidato à Presidência da República Ciro Gomes e sua vice na chapa puro-sangue do PDT, Ana Paula Matos, cumprem a primeira agenda de rua juntos em Salvador, na Bahia, nesta quinta-feira (11), num pontapé à campanha na base eleitoral dela.
Ana Paula é vice-prefeita da capital baiana. Portanto, a ideia é reforçar sua imagem junto a Ciro na cidade em que construiu a carreira política. Depois, o desafio será torná-la mais conhecida pelo país.
Ela foi anunciada como vice de Ciro na sexta-feira passada (5). Desde então, participou de uma edição do “Ciro Games”, programa de entrevistas do candidato que tem jovens como público-alvo, e de um jantar ao lado do presidenciável. Também já tiraram fotos e gravaram vídeos para a campanha juntos.
Nesta quinta-feira, Ciro e Ana Paula começam o dia participando de missa na Igreja do Senhor do Bonfim. Depois, vão para o santuário de Santa Dulce dos Pobres, onde devem ser recepcionados pela superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce e lideranças religiosas.
À CNN, Ana Paula destacou a agenda relacionada à Irmã Dulce “por ser a mulher que mais fez pelas mulheres pobres na Bahia” e pelo trabalho que pretende refletir na forma de obras sociais sustentáveis no eventual governo pedetista.
Mais tarde, Ciro e Ana Paula seguem para o Mercado Modelo, onde devem almoçar. Eles ainda vão se encontrar com um grupo de mulheres empreendedoras no bairro da Felicidade, Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Ana Paula afirmou à reportagem que o momento é de ir para as ruas falar de propostas e tentar vencer a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, nas pesquisas de intenção de voto. Ciro tem aparecido em terceiro, sem conseguir chegar mais perto dos líderes.
“Quero fazer chegar ao coração das pessoas nosso programa de governo”, disse Ana Paula, ao acrescentar saber dos desafios que terá pela frente para se fazer conhecida perante nomes já mais conhecidos nacionalmente, inclusive entre os vices.
Segundo Ana Paula, uma das prioridades será mostrar como o conhecimento econômico ligado ao desenvolvimento social pode melhorar a vida das pessoas. Questionada se usará a expressão “Ana dos pobres”, citada quando anunciada como vice, disse que pode vir a ser um mote, mas que não era um termo planejado inicialmente.
Após a agenda de Salvador, a equipe de Ciro deve alinhar melhor com Ana Paula eventos conjuntos e ações estratégicas. Ligada ao grupo político de ACM Neto (União Brasil) na Bahia, a ideia é que ela reforce a imagem de Ciro pelo estado e pelo restante do Nordeste. Isso não exclui agendas em outras regiões do país.
A intenção é que eles também participem das campanhas de candidatos do PDT a governos e parlamentos estaduais, como do Rodrigo Neves, nome da sigla ao comando do Rio de Janeiro, além dos candidatos ao Congresso Nacional. Isso faz com que todos ganhem capilaridade política e que Ana Paula fique mais conhecida.
Para o PDT, o apoio mútuo entre os candidatos é fundamental num momento em que os tamanhos das bancadas no Congresso são cruciais para os partidos não caírem na cláusula de barreira.
Na avaliação de Ana Paula, é importante ainda apoiar as mulheres candidatas do PDT, como Juliana Brizola, Isabella de Roldão, Carol Braz e Delegada Martha Rocha – parte delas chegou a ser cotada a vice de Ciro.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.