Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Ciro equipara Lula e Bolsonaro na economia e política: “Mesmo tipo de gestão”

    Para candidato do PDT ao Planalto, economia é regida por meta de inflação e teto de gastos “que só atinge saúde, educação e segurança e deixa os juros fora de controle”

    Carolina CerqueiraLaura SlobodeicovCarolina Ferrazda CNN

    O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta quinta-feira (25) que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) têm o mesmo modelo de gestão econômica e política para o Brasil.

    “Se você reparar, com todas as diferenças de personalidade, eu tenho clareza e humildade para saber que Lula e Bolsonaro são pessoas diferentes. Mas, a rigor, eles representam o mesmo tipo de gestão, economia e gestão política”, disse Ciro em entrevista à Jovem Pan.

    O pedetista disse ainda que a economia brasileira é regida hoje por uma meta de inflação e de teto de gastos “que só atinge saúde, educação e segurança e deixa os juros fora de controle”. “Qual era o modelo do Lula? Rigorosamente o mesmo”, acrescentou.

    “Ambos são pessoas muito ruins do ponto de vista da gestão econômica, ambos concederam centralidade à fisiologia e à corrupção.”

     

    Além das semelhanças, Ciro citou diferenças entre Lula e Bolsonaro. Para o pedetista, “Lula vem do campo da democracia e Bolsonaro vem de um campo que não tem apreço pelo rito democrático”.

    Ele ainda citou a homenagem que o atual presidente fez ao ex-coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, acusado de comandar torturas durante a ditadura militar, ao votar a favor do impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.

    “O Bolsonaro se elege há 28 anos a deputado federal defendendo a memória do regime militar, o Bolsonaro vai votar o impeachment da presidenta Dilma e faz isso em nome de um torturador.”

    A CNN procurou a campanha do presidente Jair Bolsonaro sobre as afirmações de Ciro e aguarda resposta.

    Na entrevista, o pedetista também fez críticas ao PT, dizendo que “o esquerdismo petista é uma grande fraude”.

    “Não existe ninguém mais reacionário no terceiro mundo do que o esquerdismo petista. Para eles, por exemplo, a decência só importa em relação à corrupção dos outros, a deles eles relativizam e fazem ali como elemento natural do processo de poder pelo poder, que é o que eles representam”, afirmou.

    Ciro acusou ainda o partido e o ex-presidente de terem “transformado” a corrupção “em uma ferramenta central do modelo de governança”.

    “Eu vi isso por dentro, eu era ministro do Lula. Depois que eu vi que eles se corromperam eu me afastei, eu denunciei”, disse o presidenciável.

    À CNN, a campanha de Lula e do PT afirmou que não vai comentar as afirmações de Ciro Gomes.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    FOTOS — Veja as imagens dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas

    [cnn_galeria active=”1857005″ id_galeria=”1857015″ title_galeria=”Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas”/]

    Tópicos