Ciro diz que Bolsonaro aposta em modelo econômico de Lula e Dilma
Segundo o pedetista, o atual governo é pautado por “câmbio flutuante, superávit primário e meta de inflação”
O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, voltou a dizer neste sábado (3) que o modelo econômico do governo de Jair Bolsonaro é o mesmo implementado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT).
Durante evento em Serra, no Espírito Santos, o pedetista disse que os ex-presidentes, assim como o atual, eram pautados por “câmbio flutuante, superávit primário e meta de inflação”.
“O que nós temos que discutir aqui é um modelo, é como é que a política se organiza e como é que a política organiza a economia. E aí lamentavelmente são rigorosamente a mesma proposta. Quer ver? Preste bem atenção, o modelo econômico do Bolsonaro: câmbio flutuante, superávit primário e meta de inflação. A gente não precisa entender isso não, mas esse é o modelo. Segundo, qual era o modelo da Dilma: câmbio flutuante, superávit primário e meta de inflação. Terceiro, qual é o modelo do Lula: câmbio flutuante, superávit primário e meta de inflação.”
Ciro Gomes chegou ao Espírito Santo por volta de dez horas da manhã, acompanhado por seu principal aliado no estado, o Prefeito de Serra, Sérgio Vidigal cumprimentou aliados e discursou para o público que o aguardava na Praça Segunda Avenida, também na cidade de Serra.
Durante o evento, Ciro comentou os números da informalidade e disse que “a saúde mental do povo está se deteriorando como jamais se viu”.
“A gente não pode deixar a elite brasileira trocar no nosso peito o coração por uma pedra. Cinquenta milhões de brasileiros hoje estão vivendo de bico, vivendo na informalidade. Sabe o que é isso? É sessenta, setenta horas de trabalho semanal quando a lei manda trabalhar quarenta e quatro. É uma semana de trabalho sem o dia remunerado de descanso para ir ao templo orar ou para ir à igreja rezar. […] A saúde mental do povo brasileiro trabalhador está se deteriorando como jamais se viu. Nunca se pediu tanto remédio para nervo, remédio para dormir nas estruturas de atenção psicossocial.”
O candidato do PDT ainda voltou a prometer a criação de um programa de renda mínima se for eleito presidente. Segundo ele, a ideia é garantir que nenhuma pessoa viva com “menos do que R$ 417”.
“E eu tenho fé, segurança técnica e confiança de que nós temos a saída pra isso. O Brasil pode perfeitamente criar um programa de renda mínima que garanta que nenhuma pessoa, dentro de qualquer domicílio brasileiro, viva com menos do que os R$ 417 que é a linha de pobreza. Eu posso prometer que vou transformar a educação do povo trabalhador brasileiro, dos seus filhos em uma das melhores dez do mundo em quinze anos.”
No Espírito Santo, Ciro Gomes aparece com 4% das intenções, segundo pesquisa Ipec/TV Gazeta divulgada na sexta-feira.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.