Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Cientistas políticos avaliam cenário eleitoral à véspera da votação

    Deysi Cioccari e Eduardo Grin falaram à CNN neste sábado (1) sobre quais as expectativas para as candidaturas à Presidência

    Da CNN

    Em entrevista à CNN neste sábado (1º), Deysi Cioccari, cientista política e Eduardo Grin, também cientista político e professor da FGV, avaliaram o cenário eleitoral à véspera da eleição que acontece neste domingo (2).

    Segundo Deysi, as pesquisas divulgadas agora devem reiterar a estabilidade das intenções de voto dos candidatos que aparecem à frente nas sondagens para a Presidência.

    “A estabilidade deve ser mantida [nas pesquisas deste sábado]. Não deve haver muita alteração agora neste último dia antes da votação. A grande pergunta agora é se vai ter segundo turno ou não”, disse a especialista.

    Cioccari destacou que com o cenário estável as atenções se voltam para o índice de abstenção — que pode definir o resultado das eleições. Segundo a cientista política, a taxa deve ficar em torno dos 20%, assim como nos pleitos mais recentes.

    A especialista explica que desde as manifestações de junho 2013, o índice de abstenção vem crescendo. Neste ano, contudo, ela aponta que esse indicador pode ser decisivo para o resultado do pleito.

    “Mas neste ano ela tem uma diferença: ela pode definir a eleição. Isso porque para a eleição ir ao segundo turno ou ser decidida no primeiro, a linha é muito tênue. Então, a abstenção pode fazer a diferença, o voto útil pode fazer a diferença”, completou.

    Voto útil não cresceu o que se esperava, diz cientista político

    O professor Eduardo Grin disse que a “expectativa maior é saber se a tendência de voto que foi crescendo em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu ou estancou”.

    “Aparentemente, pelas pesquisas que saíram essa última semana, esse movimento do voto útil não cresceu como se esperava. Portanto, há uma expectativa se poderemos ter um segundo turno ou não”, avaliou.

    De acordo com o cientista político, os eleitores que ainda não decidiram voto podem ser determinantes.

    “Ainda temos muitos indecisos. É esperado que nos últimos momentos, os eleitores indecisos possam tomar uma decisão em favor de uma candidatura”, disse.

    Grin aponta ainda que também “há expectativa de transferência de votos do candidato Ciro Gomes (PDT) e da candidata Simone Tebet (MBD)”.

    “O que parece é que também estancou. Não caminhou na velocidade esperada”, afirmou.

     

    Publicado por: Danilo Moliterno e Ingrid Oliveira

    Tópicos