Chuvas no RS: mulheres e crianças terão todos os cuidados necessários, diz ministro à CNN após casos de abusos
Disque 100 está aberto para denúncias, disse Silvio Almeida; Porto Alegre anunciou abrigo exclusivo
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, falou à CNN que o governo federal apoia o estado e municípios do Rio Grande do Sul na construção de abrigos exclusivos para mulheres e crianças.
“Essas pessoas podem ir até esses abrigos e vão ter todos os cuidados necessários”, disse o ministro ao CNN Arena (segunda a sexta-feira, às 18h), nesta sexta-feira (10).
A construção de abrigos exclusivos vêm após relatos de abusos contra meninas e mulheres em abrigos que acolhem vítimas das enchentes no estado.
Abusadores estariam se aproveitando da aglomeração desses locais e da falta de banheiros separados para cometer crimes.
À CNN, Silvio Almeida relatou que autoridades gaúchas lhe disseram que “todos os suspeitos de praticar esses atos criminosos foram presos”.
Segundo o governo gaúcho, seis suspeitos de praticar tais atos em abrigos para pessoas desalojadas e desabrigadas pelas chuvas no estado foram presos.
Nesta sexta, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou a criação de um abrigo emergencial para mulheres e crianças, com presença de segurança particular.
O abrigo emergencial exclusivo será instalado no Foro Regional do Partenon, na zona leste da capital gaúcha.
À CNN, Silvio Almeida frisou que, além de reportar às autoridades locais, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (Disque 100) também está aberta para denúncias do tipo.
Neste final de semana, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, viaja para o Rio Grande do Sul, onde visitará abrigos e terá reuniões com autoridades locais e movimentos sociais.