Enchentes no RS: “Destinamos 63 milhões de reais para ações emergenciais”, diz Nísia Trindade
Ministra da Saúde discursou em evento do governo que divulgou novas medidas de ajuda ao Rio Grande do Sul
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou durante discurso em evento do governo para anunciar novas medidas para recuperação das cidades afetadas pelas chuvas no estado do Rio Grande do Sul, que a pasta da saúde já destinou R$63 milhões para ações emergenciais.
Ressaltou que a Medida Provisória encaminhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva “que destina 816 milhões para a Saúde vai estar dirigida para propostas que estão vindo dos municípios e do estado”.
De acordo com Nísia Trindade, até o momento, o governo federal recebeu 345 propostas.
Ao longo de seu discurso, a ministra destacou que “não estão faltando medicamentos na relação com as secretarias municipais” e que também “não estão em falta vacinas”.
“Medicamentos, nesse momento são fundamentais. Há uma grande preocupação com as doenças infecciosas, mas nós temos trabalhado também para garantir a atenção dos pacientes crônicos, como é o caso dos pacientes que precisam da hemodiálise, como é o caso de pacientes com problemas cardiovasculares.” Este também é um tema de atenção da pasta.
Uma outra questão de atenção do ministério é a da saúde mental não só das pessoas atingidas, mas daqueles que estão trabalhando no estado também, como médicos e voluntários.
“São muitas ações que estão sendo realizadas, mas sabemos que há muito mais o que fazer”, completou a ministra que também repudiou as fake news divulgadas em relação à tragédia no Rio Grande do Sul.
*Supervisão de Marcos Rosendo
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”7879058″ title_galeria=”Novas imagens das enchentes no Rio Grande do Sul”/]