Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Centrão tenta conter apoio formal de DEM, de Rodrigo Maia, a Lira

    A avaliação é a de que é preciso se preocupar com o dia seguinte à eleição, quando será necessário um processo de pacificação dentro da Câmara

    Caio Junqueirada CNN



     

    Lideranças do Centrão entraram em ação nesta sexta-feira para tentar conter o movimento dentro do Democratas de aderir formalmente ao bloco do candidato a presidente da Câmara, Arthur Lira. O movimento foi revelado pela CNN no dia 21 de janeiro.

    A avaliação é a de que é preciso se preocupar com o dia seguinte à eleição, quando será necessário um processo de pacificação dentro da Câmara sem o qual a agenda legislativa terá dificuldades para tramitar. E que tirar do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o seu próprio partido do bloco de apoio ao seu candidato, Baleia Rossi, do MDB, seria um gesto político de difícil recomposição.

    Nas contas do grupo de Lira, 21 dos 30 deputados do partido votarão em Lira e 16 topam assinar uma lista que viabilizaria a maioria necessária para aderir ao bloco de Lira. No DEM, o deputado Elmar Nascimento é o que lidera o movimento. Mas a cúpula do PP começou a freá-lo com receio de que a situação fique ingovernável caso Lira confirme o favoritismo e vença a eleição.

    Tópicos