Cenário é de cristalização dos votos em Lula e Bolsonaro, diz cientista político
Para Bruno Carazza dos Santos, polarização deve atingir "grau máximo"em eventual segundo turno
O cientista político Bruno Carazza dos Santos analisou,
em entrevista à CNN nesta terça-feira (6), o cenário eleitoral a 25 dias do primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.Pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa ao Planalto divulgada na segunda-feira mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 31%.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1%.
“O quadro de estabilidade é observado há muito tempo nas pesquisas eleitorais. O cenário é de cristalização da intenção de voto tanto em Bolsonaro quanto em Lula”, destacou Carazza.
Segundo o cientista político, o fenômeno pode ser explicado pelo fato dos eleitores terem decidido de maneira antecipada seus votos para presidente. “Lula e Bolsonaro são figuras muito fortes para a esquerda e a direita brasileira”.
O especialista ainda afirmou que, em eventual segundo turno, além da polarização atingir seu grau máximo, “a tendência é que os debates se tornem cada vez mais acalorados”.
Veja a íntegra da entrevista no vídeo acima.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”1857015″ title_galeria=”Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas”/]