Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Cena eleitoral deve sofrer alterações após formalização das campanhas, diz cientista político

    Para Rafael Cortez, eleitor deve prestar mais atenção aos movimentos dos candidatos após convenções partidárias

    Daniel ReisThiago Félixda CNN

    O eleitor deve prestar mais atenção aos movimentos dos candidatos após a formalização das campanhas, o que, possivelmente, resultará em importantes mudanças na cena eleitoral, disse o cientista político e sócio da Tendências Consultoria, Rafael Cortez, em entrevista à CNN.

    “Especialmente a partir da campanha formalizada, o eleitor prestando mais atenção, cada frase, cada movimento por parte dos candidatos terá um peso maior, então deveremos ver alterações mais importantes na cena eleitoral do que o que temos até aqui [na pré-campanha]”, disse Cortez.

    Na avaliação do cientista político, mesmo após as convenções partidárias, que começaram nesta quarta-feira (20), quando, de fato, tem início as campanhas, é difícil imaginar um segundo turno fora da polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, segundo ele, há a possibilidade do pleito ser decidido ainda no primeiro turno.

    Movimento importante apontado pelo sócio da Tendências Consultoria é a convenção partidária do MDB. Na última segunda-feira (19), o presidente do partido, Baleia Rossi, precisou reafirmar que a convenção emedebista ocorrerá em 27 de julho, como estava previsto.

    A afirmação foi feita minutos após o ex-presidente Michel Temer comentar, em entrevista à CNN, a possibilidade de adiamento do evento para oficializar a candidatura de Simone Tebet a presidente. Uma ala de lideranças da legenda declarou apoio a Lula já no primeiro turno.

    De acordo com Cortez, o grupo emedebista que defende Lula argumenta que apostar em uma candidatura com baixa intenção de voto nesse momento pode prejudicar o desempenho do partido nas urnas, como ocorreu em 2018, quando a sigla lançou Henrique Meirelles ao Planalto.

    “Tá aí esse movimento interno de uma parte do MDB para, no mínimo, liberar as bancadas para apoio, apoiados em uma ideia mais estaduais ”, avalia. “Pode ser chave para ver quando essa eleição acaba, se tem chance de primeiro turno ou se não”, diz o cientista político.

    Debate

    A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos