Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Ceará: saiba quem são os candidatos ao governo e ao Senado

    Concorrentes buscarão ocupar o Palácio da Abolição pelos próximos quatro anos; candidatos também tentarão vaga no Senado

    Palácio da Abolição, em Fortaleza, sede do governo do Ceará
    Palácio da Abolição, em Fortaleza, sede do governo do Ceará Governo do Ceará

    Denise Beckercolaboração para a CNN

    Um levantamento realizado pela CNN apontou quem são os candidatos ao governo estadual e ao Senado pelo Ceará nas eleições 2022. Vale destacar que os partidos podem mudar as indicações até 5 de agosto, quando acaba o prazo para a escolha de candidatos e candidatas.

    O governador Camilo Santana (PT), eleito em 2014 e 2018, renunciou ao cargo para concorrer ao Senado. Assumiu a função a vice-governadora Izolda Cela (PDT), primeira mulher a comandar o estado do Ceará.

    Os candidatos ao governo do Ceará

    Roberto Cláudio (PDT)

    O indicado pelo partido do presidenciável Ciro Gomes, que foi governador do Ceará, é o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. A decisão de indicá-lo ao invés de Izolda Cela levou a uma ruptura da parceria local entre PDT e PT, que defendia a candidatura da atual governadora.

    Elmano de Freitas (PT)

    Por conta da divergência de nomes, o PT anunciou a candidatura de Elmano de Freitas para o governo do estado. Advogado, ele foi secretário da Educação de Fortaleza e atualmente é deputado estadual.

    Capitão Wagner (União Brasil)

    Na oposição, Wagner Sousa Gomes, o Capitão Wagner (União Brasil), lançou sua candidatura ao cargo de governador. Atualmente, ele é deputado federal. Em 2020, perdeu, no segundo turno, para José Sarto (PDT) a disputa pela prefeitura da capital. O candidato é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, de Fortaleza, e atuou profissionalmente como policial militar.

    Zé Batista (PSTU)

    O candidato do PSTU é Zé Batista. Operário da construção civil, Zé defende um governo “socialista, sem opressão e exploração” e “sem acordo nenhum com a burguesia”.

    Serley Leal (UP)

    Membro do partido Unidade Popular no Ceará, o bancário Serley Leal foi vice-candidato à prefeitura de Fortaleza em 2020 na chapa de Paula Colares (UP).

    Chico Malta (PCB)

    O advogado Chico Malta é o candidato do PCB ao governo. É a primeira vez em que ele se candidata a um cargo nas eleições.

    Fotos – os candidatos ao governo do Ceará

    Os candidatos ao Senado

    O Estado do Ceará tem direito a três cadeiras no Senado: duas estão sendo ocupadas pelos senadores Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (Podemos). A disputa, em 2022, será pela vaga do senador Tasso Jereissati (PSDB), cujo mandato chegará ao fim em 31 de janeiro de 2023 – ele disse que não disputará a reeleição.

    Camilo Santana (PT)

    O nome que lidera as pesquisas para o Senado é o de Camilo Santana (PT), que foi governador por dois mandatos.

    Camilo é engenheiro agrônomo, professor e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No governo Cid Gomes (2007-2010) foi secretário do Desenvolvimento Agrário do estado. Em 2010, foi o deputado estadual mais votado, com mais de 131 mil votos. Em 2014, Camilo Santana foi eleito governador do Ceará pela primeira vez, reeleito quatro anos depois.

    Amarílio Macedo (PSDB)

    Com o apoio de Roberto Cláudio (PDT) e do atual senador Tasso Jereissati (PSDB), Amarílio lançou candidatura ao Senado. Embora seja um dos fundadores do partido no estado, em 1989, é a primeira eleição em que concorre a um cargo.

    Carlos Silva (PSTU)

    O candidato do PSTU é Carlos Silva. Porteiro de Edifício, ele nunca concorreu em eleições estaduais e nunca ocupou nenhum cargo na política.

    Kamila Cardoso (Avante)

    A advogada de 44 anos concorre ao Senado pela primeira vez e é a candidata do Avante.

    Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano. 

     

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    *Com informações de Gabriela Ghiraldelli e Leonardo Rodrigues, da CNN