Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Castro à CNN: o maior problema da segurança pública é o tráfico de armas

    Governador do Rio de Janeiro afirma que maior problema da segurança pública é o fluxo ilegal de armamentos e critica falta de monitoramento em países vizinhos

    Da CNN , São Paulo

    O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, em entrevista ao CNN 360° (segunda a sexta, 15h), destacou que o maior desafio da segurança pública no estado é o tráfico de armas. Castro cobrou uma postura mais assertiva do Itamaraty em relação aos países vizinhos que participam das rotas de tráfico.

    Segundo o governador, as armas entram livremente no Brasil, contrariando um pacto da ONU que determina que países produtores devem monitorar esses armamentos. Castro afirmou: “É sabido por todos que essas armas, quando chegam em alguns países da América do Sul, perdem esse monitoramento, sobretudo o Paraguai”.

    Rotas do tráfico e responsabilidades compartilhadas

    Castro identificou dois grandes corredores de entrada de armas no país: um via Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, e outro partindo da Colômbia. Ele criticou a falta de um efetivo controle de fronteiras pelo governo federal, argumentando que “o Brasil não endereça a fronteira. Aí fica entrando a arma à vontade aqui e a culpa é do Estado”.

    O governador também abordou o problema das milícias, ressaltando que suas principais atividades econômicas, como transporte alternativo e ocupação irregular do solo, são responsabilidades municipais. “Não adianta os outros entes ficarem lavando as mãos e botando a culpa toda no Estado”, declarou Castro.

    Necessidade de ações integradas

    Castro enfatizou a importância de um trabalho sério de bloqueio de fronteiras e combate à lavagem de dinheiro. Ele alertou que o dinheiro do tráfico e das milícias está sendo lavado através de empresas de fachada, passando pelo sistema financeiro nacional.

    Ao comentar sobre a possível PEC da Segurança Pública, o governador afirmou que, mais do que uma mudança constitucional, é necessário que cada ente federativo assuma suas responsabilidades. “Nós dizemos que mais que uma PEC para pegar a responsabilidade do Estado, cada ente tem que assumir a sua responsabilidade”, concluiu Castro.

    (Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos