Caso das joias é visto pelo PL como o “mais sério e mais complicado” para Bolsonaro
Equipe jurídica do partido monitora investigações nas quais o ex-presidente está implicado e o andamento delas
O caso das joias é visto pelo Partido Liberal (PL) como o “mais sério e mais complicado” para o ex-presidente Jair Bolsonaro até o momento. A avaliação foi feita pelo time de advogados que assessora a cúpula do partido.
Ex-assessores de Bolsonaro são suspeitos de vender e recomprar joias que foram presenteadas a ele durante viagens oficiais.
VÍDEO – PF: Bolsonaro recebeu foto de relógio antes de venda
A equipe jurídica monitora investigações nas quais o ex-presidente está implicado e o andamento delas. O número de casos que envolvem Bolsonaro se aproxima de 600, mas o das joias tem o maior potencial de danos, de acordo com o time jurídico.
A leitura fez com que Valdemar Costa Neto, presidente da legenda, decidisse esperar até esta segunda-feira (14) se posicionar, segundo interlocutores do líder partidário.
O desafio era sair em defesa de Bolsonaro, mas usando uma linguagem que não o comprometesse diretamente com o episódio. O temor era não melindrar o Supremo Tribunal Federal (STF) e acabar trazendo para o PL complicações.
Valdemar divulgou no início da tarde um vídeo no qual fala que Bolsonaro é “honesto”, “sério” e diz que ele pode contar com o partido. O conteúdo do vídeo teve supervisão do marqueteiro do partido, Duda Lima.
Bolsonaro é o maior líder que o Brasil já conheceu. pic.twitter.com/LhbibvQz4q
— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) August 14, 2023
A legenda pretende fazer em breve uma pesquisa para aferir o quanto o caso prejudicou a imagem de Bolsonaro. Até agora, a avaliação é que não houve arranhão dentro da bolha bolsonarista, mas estragos do lado de fora.
A questão é medir o tamanho do problema. Outra preocupação do partido neste momento é em relação à ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro. O caso das joias a atinge de uma maneira que não havia ocorrido até agora.