Ministra Cármen Lúcia envia inquérito sobre Ricardo Salles para a Justiça comum
Processo é retirado do STF e irá para Justiça Federal do Pará ou Amazonas
A ministra Cármen Lúcia retirou do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (2), o inquérito sobre o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Sem foro privilegiado, o processo de Salles será encaminhado para a Justiça Federal do Pará ou Amazonas.
Ricardo Salles, que pediu demissão do cargo na última quarta-feira (23) após dois anos e meio, é alvo de dois inquéritos que tramitavam no STF. Os inquéritos tratam sobre madeira ilegal na região da Amazônia.
Após decisão da ministra Cármen Lúcia o ex-ministro do Meio Ambiente entregou seu passaporte à Polícia Federal na última sexta-feira (25), ficando, assim, incluído na lista de restrição às viagens internacionais.
A analista da CNN Renata Agostini reiterou que Salles demonstrava muita preocupação com o avanço das investigações, e que o preço estava alto, não para o governo, mas para ele. Desta forma, teve o entendimento de que a saída do governo poderia acabar beneficiando seu caso, pois tiraria a investigação do STF, o que se confirmou agora.
A saída de Salles foi oficializada na última semana em edição extra do DOU, com a nomeação de Joaquim Álvaro Pereira Leite como novo ministro do Meio Ambiente. Ele já atuava na pasta, como secretário da Amazônia e Serviços Ambientais, e chegou ao governo já sob a gestão de Ricardo Salles.