Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Candidatos têm conseguido mais votos com comunicação rápida do que com propostas, diz especialista

    Cientista política Silvana Krause citou o alto gasto das campanhas presidenciais com a comunicabilidade dos candidatos nas redes sociais

    Júlia Vieirada CNN

    em São Paulo

    A professora de Ciência Política da UFRGS e secretária-geral da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), Silvana Krauser, disse, nesta segunda-feira (10), que os candidatos têm conquistado mais votos por meio de estratégias de comunicação rápidas do que por meio de seus programas de governo.

    Em entrevista ao Visão CNN, a especialista citou o alto gasto das campanhas presidenciais com a comunicação nas redes sociais.

    Segundo levantamento realizado pela CNN, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) já gastaram R$ 17 milhões para promover anúncios de campanha no Google.

    “O que chama a atenção são os gastos de campanha nas formas de comunicação. Os programas têm se concentrado cada vez mais nas redes sociais e, sem dúvidas, é de se questionar se o eleitor se envolve com programas ou se envolve com efeitos que essas campanhas na internet podem trazer”, disse Silvana.

    Para ela, atualmente, a balança do eleitor pende mais para a comunicabilidade dos candidatos nas mídias que pelas propostas apresentadas por eles.

    “Estamos em uma era que programas definem cada vez menos o voto. [O que define] é muito mais a capacidade de comunicação rápida e ágil do candidato para conquistar aquele segmento necessário para se ter uma vitória”, afirmou a professora.

    Assista à entrevista na íntegra no vídeo acima.