Candidatos à Presidência votam neste domingo (2) – Eleições 2022
Lula (PT), Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e os demais candidatos que disputam o Palácio do Planalto registraram seus votos ao lado de apoiadores
Todos os candidatos a Presidência da República votaram em suas respectivas sessões eleitorais ao lado de apoiadores neste domingo (2). As urnas eletrônicas foram abertas às 8h de hoje – a votação será encerrada às 17h.
O ex-presidente e candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva votou em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, cerca de 45 minutos após a abertura das urnas.
Lula estava acompanhado do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice, do candidato a governo e ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT) e do ex-governador, Márcio França (PSB), que disputa uma vaga ao Senado.
A socióloga Rosângela Silva, a Janja, esposa de Lula, também seguiu o ex-presidente, assim como a presidente Nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR). O ex-presidente falou sobre o desafio de pacificar o Brasil, caso eleito.
“A maioria da sociedade não quer confronto, quer paz. As pessoas não querem venda de armas, querem distribuição de livros. As pessoas vão viver em paz. As pessoas que não quiserem, que desrespeitarem a lei, é um problema deles. Mas acho que será fácil a gente reestabelecer a democracia e a paz nesse país”, disse.
Já o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), votou na Vila Militar, no Rio de Janeiro, que foi seu reduto eleitoral quando parlamentar. Bolsonaro falou brevemente com a imprensa antes e depois de votar. Ele disse acreditar no “data povo” e que “vença o melhor”.
Na seção eleitoral onde o presidente vota foi colocada uma bandeira do Brasil com a frase “Brasil, 200 anos”.
O candidato Felipe D’Avila (Novo) foi o terceiro candidato a registrar seu voto. Ele votou em um colégio de São Paulo.
A emedebista Simone Tebet foi a quarta candidata à Presidência a votar hoje. Ela votou em um colégio em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Simone viajou para São Paulo para acompanhar a votação no comitê de campanha.
O candidato Ciro Gomes, do PDT, foi o quinto presidenciável a votar. Ele votou na sede da Secretaria da Saúde estadual em Fortaleza, no Ceará.
A jornalistas, o candidato reforçou a intenção de não concorrer em eleições futuras. “Eu pretendo parar por aqui. Se eu ganhar, quero trocar minha reeleição pela reforma que o país precisa ter e que foi jogada na lata de lixo em nome de projetos de poder trágicos”, declarou.
Padre Kelmon (PTB) votou nesta manhã em Salvador. O candidato à Presidência Leonardo Péricles (UP) votou durante a manhã em Belo Horizonte. Vera Lúcia (PSTU) registrou seu voto em uma seção eleitoral no bairro do Ipiranga, em São Paulo. O candidato José Maria Eymael (DC) votou em São Paulo e a candidata Soraya Thronicke (União Brasil) votou no início da tarde em Campo Grande.
E a candidata do PCB, Sofia Manzano, votou na Bahia.
*Com informações de Tainá Falcão, Léo Lopes e Pedro Doria, da CNN, em São Paulo e no Rio de Janeiro