Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Candidatos à Presidência se encontram no primeiro debate da campanha na TV

    Seis presidenciáveis participam do evento em São Paulo que deve colocar frente a frente os principais nomes da corrida eleitoral

    Carolina CerqueiraIsabela Galvão*da CNN

    Em São Paulo

    Seis candidatos à Presidência participam na noite deste domingo (28) do primeiro debate da corrida eleitoral com transmissão pela televisão. O encontro é organizado pela TV Bandeirantes em parceria com UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura.

    O evento deve reunir os presidenciáveis mais bem colocados no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva. Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) confirmaram presença no debate.

    Lula anunciou a ida ao encontro na TV apenas na véspera, em publicação no Twitter. O candidato do PT escreveu: “Nos vemos na Band amanhã (domingo), 21 horas”. A coordenação de campanha de Bolsonaro também confirmou no sábado a presença do candidato à reeleição no debate.

    A previsão é de que o evento tenha cerca de três horas de duração. No primeiro bloco, os seis candidatos terão um minuto e meio para responder perguntas programáticas. Em seguida, haverá o primeiro confronto direto, em que cada um tem a chance de escolher quem vai responder a uma pergunta, com direito a réplica e tréplica.

    No segundo bloco, seis jornalistas das empresas que integram o pool fazem perguntas para os candidatos e escolhem quem comenta. A terceira e última parte terá novamente uma rodada de perguntas e respostas entre os candidatos, uma outra rodada de perguntas programáticas e dois minutos para cada candidato fazer suas considerações finais.

    Economia em foco

    Em entrevista à CNN, o cientista político Antonio Lavareda afirmou que o principal tema do debate deve ser a situação econômica do país, uma vez que a economia é um dos principais fatores que influenciam a decisão do eleitor na hora de escolher seus governantes.

    Para Lavareda, o atual governo deve ser alvo de críticas, e os demais candidatos devem levantar questões sobre a perda de poder aquisitivo das famílias e os números da fome, em destaque nos últimos meses. Frente a isso, Bolsonaro deve, por sua vez, tentar justificar o cenário econômico e destacar suas ações na área.

    “O presidente Bolsonaro tem feito isso, esgrimindo o seu grande trunfo recente, que é o Auxílio Brasil turbinado”, afirmou. O cientista político ainda acrescentou que os candidatos que não estão no topo das pesquisas eleitorais devem optar por “provocar” Lula e Bolsonaro, que lideram as intenções de voto.

    “Os demais candidatos vão tentar chamar a atenção também, mas eu creio que, sobretudo, Ciro Gomes vai perfazer esse papel de candidato provocador dos dois líderes, na tentativa de estabelecer uma competição, um cenário mais triangular, ou seja, ‘olha espectador, você não está vendo uma luta de boxe entre dois líderes, eu estou no jogo também'”, disse Lavareda.

    Debate CNN

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    (* sob supervisão de Thiago Felix)