Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Candidatos à presidência priorizam saúde e educação nos planos de governo

    Dos onze presidenciáveis, sete mencionam as palavras saúde e educação mais vezes do que outros temas no documento de campanha

    Arriamento do Pavilhão Nacional no Palácio do Planalto
    Arriamento do Pavilhão Nacional no Palácio do Planalto Foto: Carolina Antunes/PR

    Beatriz Puenteda CNN

    Entre os planos de governo dos presidenciáveis, as palavras saúde e educação são as mais mencionadas por sete dos onze candidatos. A CNN levantou o número de citações de cinco palavras: saúde, educação, fome, economia e segurança, nos documentos apresentados por cada um dos elegíveis ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    O plano de governo deve contemplar as grandes linhas de ação de cada área de atuação da administração pública. As propostas devem ser baseadas em evidências colhidas em informações, análises, conclusões e documentos.

    A saúde foi a palavra mais citada nos planos de governo de três presidenciáveis. No documento de 19 páginas, Sofia Manzano (PCB) citou o termo por cerca de 30 vezes.

    Já Simone Tebet (MDB) usou a palavra 22 vezes ao longo das 48 páginas do plano de governo e Felipe D’Ávila (Novo) mencionou o item por 46 vezes no documento de 36 páginas.

    Em relação à educação, três candidatos mencionaram mais esta palavra do que as outras avaliadas. No projeto de 12 páginas, Léo Péricles (UP) cita 19 vezes. O candidato do PTB, Padre Kelmon, disse a palavra oito vezes ao longo das 12 páginas do plano de governo. Vera Lúcia (PSTU) fala 17 vezes em educação em seu projeto de 26 páginas.

    No plano de governo do candidato Jose Maria Eymael (DC), que contabiliza nove páginas, foi registrada a mesma quantidade de citações para saúde e educação, com oito menções.

    No caso do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), o plano de 48 páginas contém a palavra saúde 98 vezes e educação 51 vezes. No entanto, a mais mencionada ao longo do documento é a segurança, com cerca de 100 citações.

    A segurança também foi a palavra do grupo analisado mais encontrada no Plano de Governo de Ciro Gomes (PDT). Foram 17 menções ao longo de 26 páginas. Já a saúde e a educação tiveram 9 citações cada.

    No caso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a fome foi o termo mais mencionado ao longo do Plano de Governo disponível no TSE. Em 21 páginas, a palavra foi citada 22 vezes. Já as palavras educação e saúde foram mencionadas 16 e 14 vezes, respectivamente.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.