Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Candidato sem apoio de Lula ou Bolsonaro tem mais dificuldade, diz especialista

    Em entrevista à CNN, cientista político Andrei Roman diz que polarização, mesmo que “preocupante”, caminha para ser a marca da eleição

    Carolina CerqueiraElis Francoda CNN , Em São Paulo

    Os candidatos a governador e a senador que não têm apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou de Jair Bolsonaro (PL) devem enfrentar mais dificuldade para se destacar durante a campanha eleitoral, na avaliação do economista e cientista político e de dados Andrei Roman, em entrevista à CNN neste domingo (28).

    “Há muito pouco espaço para o centro. É um grande desafio para candidatos a governador e a senador que não estão nesses dois polos conquistar legitimidade política para as candidaturas. Alguns conseguem pela aprovação do mandato, como Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais, mas essa não é a regra”, afirmou.

    Segundo o especialista, a polarização é a marca das eleições de 2022 e, estrategicamente, é vantajoso que candidatos se alinhem a um dos lados, se mantendo “fiéis” e “atacando os adversários do outro polo”. Mas Roman acrescentou que considera esse cenário “preocupante”.

    “Para o bom funcionamento da democracia, é preciso haver moderação”, disse. “Isso faz com que a dinâmica propositiva de políticas públicas fique em segundo plano, dando protagonismo para a dinâmica de discurso negativo”, ponderou.

    Roman ainda afirmou acreditar que ataques entre Bolsonaro e Lula devem se acirrar com a aproximação da eleição. Para o especialista, a principal estratégia de Lula deve ser atacar o cenário econômico do governo Bolsonaro.

    “Uma das maiores vantagens do Lula nesta eleição é a desconstrução da figura de Bolsonaro a partir de uma grande rejeição popular por conta da gestão que foi feita na pandemia e do estilo do presidente muito mais caótico, digamos, de governar”, avaliou.

    Já a principal cartada do atual presidente deve ser o discurso contra a corrupção. “No lado de Bolsonaro, também é feita uma grande desconstrução de Lula por conta de corrupção no passado e tudo que significou para o Brasil a Operação Lava Jato”, finalizou.

    Fotos: As imagens do presidenciáveis que serão exibidas nas urnas

    Tópicos