Candidato ao governo de Sergipe, Alessandro Vieira se declara “pardo” ao TSE
Senador diz que sempre se identificou como pardo e que informação consta em sua certidão de nascimento
O senador Alessandro Vieira (PSDB), candidato ao governo de Sergipe, se autodeclarou pardo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o registro de candidatura que consta no Sistema de Divulgação de Candidaturas, o Divulgacand.
A informação foi questionada nesta quinta-feira (22) por seu adversário na disputa Rogério Carvalho (PT), no Twitter. “Na sua opinião, Alessandro é pardo? Porque o candidato se declara pardo? Qual o motivo? A sociedade sergipana quer entender…”.
https://twitter.com/SenadorRogerio/status/1572914731052306432
Na última terça-feira (20), Alessandro Vieira apresentou uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Rogério Carvalho em que o acusou de ter omitido uma emenda de relator direcionada à estatal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). Em maio, auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) identificaram uma série de indícios de irregularidades em licitações do órgão federal.
https://twitter.com/_AlessandroSE/status/1572391816443445248
Em nota, Alessandro resume como “desespero” a tentativa de Rogério de criar uma polêmica com sua autodeclaração como pardo.
“Assim como a maioria da população eu sempre me identifiquei como pardo e tenho muito orgulho de ser fruto dessa mistura de povos que formou nosso país. Minha avó materna falava sempre com muito carinho dos ascendentes Guaranis. Mas não é só uma questão de autodeclaração, as autoridades públicas sempre me reconheceram como pardo, como mostra a ficha da minha primeira carteira de identidade. Mentira tem perna curta e o candidato Rogério segue passando vergonha”.
Uso do fundo eleitoral
O TSE decidiu que, a partir das eleições deste ano, a divisão do Fundo Eleitoral e do tempo de rádio e TV pelos partidos deve respeitar proporcionalmente a quantidade de candidatos negros apresentados. Os votos dados a pessoas negras (pretas e pardas) terão o dobro do peso para a distribuição dos recursos do Fundo entre os partidos políticos.
Mais de 1.380 candidatos que concorreram às eleições de 2018 alteraram a autodeclaração de raça para disputar o pleito eleitoral neste ano. A informação é do levantamento feito pela CNN com base nos dados do TSE.
De acordo com o levantamento – que comparou informações de candidatos em 2018 e 2022 -, 1.388 candidatos mudaram a declaração de raça de uma eleição para outra. A mudança que mais ocorreu foi a de candidatos que se declararam brancos e, agora, se cadastraram como pardos: 547 políticos.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.