Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Campanhas de Lula e Bolsonaro projetam embate sobre corrupção

    Patrimônio da família do presidente e condenações na operação Lava Jato são temas que devem ser usados

    Caio Junqueirada CNN

    As campanhas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se preparam para um embate sobre o tema corrupção nos próximos dias.

    No lado petista, o principal combustível será a reportagem do portal UOL que mostrou que quase metade do patrimônio em imóveis de Bolsonaro e de seus familiares teria sido construída com dinheiro em espécie.

    Dois petistas que integram a coordenação da campanha disseram à CNN que o partido irá explorar o assunto. A dúvida por ora é decidir o tom e a forma.

    Isso porque há primeiro o receio de que isso afete a estratégia principal da campanha de focar nas críticas a economia. E segundo que se avalia que é preciso moderar o tom para evitar que o próprio Lula passe ideia de agressividade. Pesquisas qualitativas do partido apontam que o eleitor enxerga como um dos problemas de Bolsonaro a agressividade, sendo uma característica inclusive que o afasta do eleitorado feminino, onde Lula tem amplo apoio.

    Já na campanha governista, a área digital preparou o que vem sendo considerado um farto material para atacar o PT que, dizem fontes do comitê da campanha, vai incomodar. Dentre os pontos, estão o que consideram admissão de culpa do partido ao devolver recursos ao erário após condenações da Lava Jato, a acusação de que a Petrobras quebrou em razão da corrupção, que a culpa pelo aumento da gasolina é desse tempo. Também estarão no foco a gestão Dilma Rousseff, com acusações de que ela enterrou a economia e que o PT promoveu gastança e desequilibrou as contas.

    A CNN procurou a campanha de Bolsonaro para se manifestar sobre a compra dos imóveis, mas ela disse que não se manifestaria. Nos bastidores, a linha sobre o assunto é dizer que há uma perseguição de setores da mídia. Procurada, a campanha petista não respondeu sobre as acusações que a campanha de Bolsonaro pretende levar ao ar.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Galeria — As fotos dos candidatos a presidente que irão aparecer nas urnas

    Tópicos