“Campanha petista fez leitura errada de SP”, diz cientista política
Deysi Cioccari aponta que Geraldo Alckmin não foi o suficiente para converter votos no estado
Em entrevista à CNN, a centista política Deysi Cioccari avaliou a estratégia da campanha eleitoral do PT em São Paulo como “muito errada”.
“Teve um ponto que foi negligenciado pela campanha do Haddad e do presidente Lula: as pequenas e médias cidades do estado são bolsonaristas e conservadoras. A campanha petista fez uma leitura muito errada acreditando que somente trazer o Alckmin poderia reverter esse cenário”, disse.
“Eu ouso dizer que se a direita não tivesse se dividido entre Rodrigo e Tarcísio poderia, inclusive, ter vencido no 1º turno”, completou.
Para Deysi, o grande desafio da campanha petista agora é reunir os votos moderados. “A campanha faz, de novo, uma leitura muito errada de que todo apoiador do presidente Jair Bolsonaro é fascista e esqueceu que existe nesse eleitorado uma direita e um centro-direita que são moderadas”.
Já Bolsonaro tem que ampliar o diferencial em Minas Gerais na sua avaliação. A cientista política destacou que o apoio de Romeu Zema, governador do estado, e de Nikolas Ferreira, deputado federal mais votado, podem ajudar o presidente a garantir à reeleição.
“A gente sempre falou que o sudeste deveria definir essa eleição e a gente tá vendo isso agora. O Sudeste está no centro desse jogo político para 2022”, comentou.
(*Sob supervisão de Ludmila Candal)