Campanha de Lula vai ao TSE contra propaganda de Bolsonaro que diz que petista mente sobre inocência
Equipe jurídica do ex-presidente vai alegar que há informações desatualizadas sobre os processos da Lava Jato contra ele
A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma ação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir direito de resposta e que seja retirada do ar a propaganda eleitoral que o presidente Jair Bolsonaro (PL) levou ao ar nesta quinta-feira (15), afirmando que o petista mente sobre a inocência.
Segundo relatos feitos à CNN, na peça, o time jurídico de Lula vai alegar que há informações desatualizadas sobre os processos da Lava Jato contra o petista e que a delação do ex-ministro Antonio Palocci foi excluída pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de ação contra o ex-presidente. A expectativa é que o pedido seja apresentado ao TSE ainda nesta sexta-feira (16).
A contraofensiva do QG de Lula ocorre também a partir da avaliação de que a peça tem forte apelo eleitoral e ataca justamente o tema que tem potencial para ampliar o sentimento de antipetismo.
Na peça exibida nesta quinta, Bolsonaro não apareceu. O filme é conduzido por uma atriz negra, que promete dizer a “verdade sobre Lula”.
A propaganda usou o exemplo de um “bandido assaltando uma mulher” para explicar uma das anulações da condenação de Lula no STF, que decidiu que a vara de Curitiba não deveria ter julgado o caso do ex-presidente. “O processo mudou de lugar, mas a verdade, essa não muda”, diz a locutora.
O filme também mostra reportagens de arquivo da TV Globo e imagens das delações de Palocci e do empresário Marcelo Odebrecht. Na oportunidade, um narrador ainda destaca que, ao longo do processo, foram colhidas mais de 60 delações contra o petista.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
FOTOS — Confira as fotos dos presidenciáveis que serão exibidas nas urnas
[cnn_galeria active=”1857009″ id_galeria=”1857015″ title_galeria=”Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas”/]