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    Eleições 2022

    Campanha de Lula dará caráter eleitoreiro a Auxílio Emergencial

    Um vídeo que relaciona programas sociais aos governos Lula será exibido em inserções na TV

    Imagem ilustrativa do aplicativo do Auxílio Brasil
    Imagem ilustrativa do aplicativo do Auxílio Brasil Kevin David/A7 Press/Estadão Conteúdo

    Tainá Falcãoda CNN

    São Paulo

    O núcleo de campanha da chapa Lula-Alckmin assistiu, nesta segunda-feira (8), a um vídeo produzido pela equipe de publicidade do marqueteiro Sidonio Palmeira sobre o Auxílio Emergencial de R$ 600.

    A peça trata o benefício como uma medida eleitoreira do governo de Jair Bolsonaro (PL) para vencer as eleições, reforça que o pagamento é temporário e que Lula o tornará o permanente, se eleito.

    A peça publicitária deverá ser veiculada na TV, a partir do dia 15 deste mês e traz também uma série de depoimentos pessoais sobre os programas sociais criados pelo ex-presidente.

    Outro vídeo, sobre o mesmo assunto, porém mais despojado, será produzido para a internet. A dica de veicular nas redes sociais conteúdos mais pessoais, sem muita produção, foi dada pelo deputado André Janones (Avante-MG), em conversa com Lula na semana passada, quando declinou da disputa presidencial para ajudar o ex-presidente.

    Nesta segunda, Janones participou da primeira reunião com grupo de campanha como coordenador, com a presença de Lula e Alckmin. Aliados de Lula evitam dimensionar o impacto do auxílio nas próximas pesquisas, mas avaliam que o pagamento trará alterações de cenário.

    Além das críticas a duração do benefício e a intenção por trás da liberação de recursos aos mais pobres, os petistas pretendem investir mais no discurso em defesa pela democracia.

    Aliados do ex-presidente acreditam que a campanha poderá atrair o voto útil com esse discurso e tentar resolver a eleição ainda em primeiro turno. Avaliação é de que eventuais reações anti-democráticas de Bolsonaro no sete de setembro podem atrair votos de Ciro Gomes e Simone Tebet.