Campanha de Lula busca maior presença de artistas para avançar sobre eleitorado jovem
A ideia é repetir estratégia de 1989, colocando depoimento de artistas e intelectuais nos palanques eletrônicos, em esforço para atrair eleitor jovem de Ciro Gomes

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, busca aumentar a presença de artistas e intelectuais tanto em eventos dos petistas como nos palanques eletrônicos na tentativa de avançar sobre o eleitorado jovem.
A percepção na campanha petista é de que, no início da disputa eleitoral, o voto da juventude em Lula era mais expressivo, mas perdeu força devido à estratégia dos candidatos adversários de vincularem o ex-presidente a escândalos de corrupção.
A última edição da pesquisa Genial/Quaest, divulgada na terça-feira (14), mostrou uma oscilação negativa de 35% para 32% no eleitorado de 16 a 34 anos que declara voto no petista no primeiro turno.
Além disso, é no eleitorado mais jovem que o candidato do PDT, Ciro Gomes, apresenta maior intenção de voto: 6%, enquanto em faixas etárias mais velhas oscila entre 3% e 2%.
A ideia que tem sido defendida por dirigentes do partido é, na véspera do primeiro turno, promover um evento com artistas e intelectuais em São Paulo, com a presença de cantores e atores.
Assim como na campanha presidencial de 1989, o objetivo é apresentar nos palanques eletrônicos depoimentos favoráveis a Lula, entre eles, segundo informado à CNN, dos cantores Caetano Veloso e Pablo Vittar.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.