Câmeras de segurança flagram destruição nos atos criminosos no DF; veja vídeos
Vândalos quebraram obras de arte, janelas e entraram em confronto com forças de segurança
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela CNN mostram os ataques criminosos às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
É possível ver o momento em que um relógio de pêndulo do século XVII é derrubado e quebrado por um homem com uma camisa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dentro do Palácio do Planalto.
Também foi capturado o momento em que vândalos quebram mesas com documentos históricos, recebendo cumprimentos de outros criminosos, enquanto comemoravam a destruição.
Em outro trecho, é possível ver os invasores quebrando as vidraças na entrada do Palácio do Planalto e derrubando cortinas.
Confronto com a polícia
Outro vídeo, gravado a partir de uma câmera acoplada ao equipamento de um policial no Senado, mostra um dos momentos em que as forças de segurança entram em confronto com os criminosos.
Formando uma linha de escudos na passagem do Salão Verde para o Salão Azul, os agentes tentam se defender com sprays de pimenta e bombas de efeito moral.
À Larissa Rodrigues, analista de Política da CNN, fontes do Senado relataram que há obras de arte e outros objetos que não poderão ser recuperados, além de um custo alto para conseguir repor o que foi destruído.
Veja outros momentos de destruição flagrados
*publicado por Tiago Tortella, da CNN
*com informações de Daniela Lima e Larissa Rodrigues, da CNN