Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caixa suspende exposição que fazia crítica a Arthur Lira

    Banco disse que, foi identificada na obra manifestação com viés político

    Obra de arte trouxe crítica ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL); ele aparece dentro de uma lata de lixo em um quadrado de fundo laranja
    Obra de arte trouxe crítica ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL); ele aparece dentro de uma lata de lixo em um quadrado de fundo laranja Reprodução

    Leonardo Ribbeiroda CNN

    Brasília

    A Caixa decidiu suspender uma exposição em cartaz no espaço cultural do banco, em Brasília.

    A mostra “O grito!” traz em uma das obras a imagem do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), dentro de uma lata de lixo junto com o ex-ministro da Economia Paulo Guedes e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

    “Viés político”

    A exposição tem o patrocínio da própria Caixa e do governo federal.

    “Considerando que foi identificada na obra em questão manifestação com viés político, o que fere as diretrizes do programa, a Caixa decidiu suspender a referida exposição”, informou o banco em nota.

    Ainda de acordo com a Caixa, uma apuração de responsabilidade será feita pelos órgãos internos.

    Crítica foi ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), ao ex-ministro da Economia Paulo Guedes e à senadora Damares Alves (PL-DF)
    Crítica foi ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), ao ex-ministro da Economia Paulo Guedes e à senadora Damares Alves (PL-DF) / Reprodução

    Perfis fechados

    A imagem faz parte da coleção Bandeira, de Marília Scarabello, que faz críticas políticas e sociais por meio da arte. Após a suspensão da mostra, os perfis da artista nas redes sociais foram fechados.

    A provocação ocorre em meio as tratativas do Centrão por postos na Caixa Econômica. Lira é um dos articuladores das mudanças.

    Procurado pela CNN, o presidente da Câmara não comentou o caso. A artista Marília Sacarabello também foi procurada e, até o momento, não respondeu aos contatos.

    A curadora da exposição, Sylvia Werneck, afirmou, por meio de nota que “o fato da exposição incomodar algumas pessoas é prova de que cumpre sua função de problematizar uma narrativa única que só se refere a poucas e específicas figuras como responsáveis pela construção da nação”. “Muitas vozes diferentes encontram espaço para se exprimirem nesta exposição – nem todas vão agradar a todos os gostos, e é disso, dessa diversidade, que é formado um país”, finalizou.

    Tópicos

    Tópicos