Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil precisa da ajuda dos EUA para cuidar da Amazônia, diz senador

    Em debate, Marcos do Val afirmou ser "hipocrisia" recusar apoio; Randolfe Rodrigues, por sua vez, disse acreditar que a ausência de uma política ambiental consistente coloca o país em posição de "vulnerabilidade"

    Júlia VieiraVinícius Tadeuda CNN

    São Paulo

    Em debate realizado pela CNN nesta sexta-feira (10), os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da Oposição no Senado, e Marcos do Val (Podemos-ES), ambos membros titulares da Comissão de Relações Exteriores do Senado, analisaram o impacto da presença do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula das Américas, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e do seu encontro com o seu homônimo nos Estados Unidos, Joe Biden.

    Para Marcos do Val, a reunião bilateral foi um “grande passo” para o país. “Quebra o gelo que estava ocorrendo, e, no momento em que nós vivemos, não é hora para ideologias. Não só o povo brasileiro, como o mundo inteiro precisa se unir para sair dessa crise global”, argumentou o senador do Podemos.

    O parlamentar também elogiou o discurso “diplomático” e “objetivo”  o chefe do Executivo brasileiro.

    Na opinião de Randolfe Rodrigues, o pronunciamento equilibrado de Bolsonaro não corresponde à prática do seu governo. “O atual presidente não reconheceu a vitória de Joe Biden. Foi necessário quase 90 dias para que o reconhecimento da vitória ocorresse. Foi um dos últimos chefes de Estado do mundo a se pronunciar. Esse comportamento, a fala dele ainda pouco na cúpula das américas me lembra aquela música do Cazuza: suas ideias não correspondem aos fatos”, explicou o senador.

    O congressista ainda criticou o fato do governo brasileiro ter que ser constantemente cobrado pelos Estados Unidos em relação a sua política ambiental. “Nós não precisamos que os Estados Unidos digam para nós o que devemos fazer na Amazônia, mas, para isso, nós temos que afirmar soberanamente o nosso papel na defesa e proteção da Amazônia e esse papel, lamentavelmente, o Brasil não tem cumprido”, lamentou.

    Randolfe acredita que a falta de uma política ambiental rígida coloca o Brasil em situação de vulnerabilidade. “Essa circunstância nos coloca em uma situação de vulnerabilidade. Nós não precisamos do mundo ouvir o que nós temos que fazer”, defendeu.

    Do Val, por outro lado, afirmou que o governo brasileiro não pode ter a prepotência de achar que pode proteger a Amazônia sem ajuda externa. “É uma região enorme, de muito difícil acesso. Não podemos ter a tranquilidade de dizer que: ‘Deixa que o brasileiro vai tomar conta’. É hipocrisia”, apontou.

    Assista ao debate completo no vídeo acima