Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Bolsonaro terá dificuldade em ganhar votos de base lulista, diz cientista político

    Andrei Roman, CEO da Atlas Intel, afirma que, para o presidente, é essencial buscar votos dos mais pobres

    Daniel Reisda CNN

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) precisa atrair os votos da parcela da população que ganha menos de dois salários mínimos se quiser ganhar fôlego nas eleições de outubro, de acordo com o cientista político e CEO da Atlas Intel, Andrei Roman.

    Roman considera “absolutamente essencial” que o atual presidente conquiste votos desse público, mas pontua que a tarefa não é fácil. Isso porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, tem “sua maior fortaleza nesse público”.

    “A grande vantagem do Lula está consolidada dentro desse público que ganha dois salários mínimos. Com o aumento do Auxílio Brasil, se Bolsonaro conseguir diminuir até relativamente pouco a distância que o separa do Lula, o impacto disso é enorme, porque estamos falando de uma parcela muito grande do eleitorado”, afirma o cientista político.

    Para Roman, a dúvida é se o aumento no Auxílio Brasil não ocorreu “um pouco tarde demais para que o Bolsonaro, dois meses antes da eleição, construa uma marca em cima desse programa”, afirma o CEO da Atlas. “[Bolsonaro ainda] Não conseguiu construir uma marca [do Auxílio Brasil] e, ao mesmo tempo, não conseguiu tirar a marca que o Lula tinha”, pontua.

    Ele aponta que, frente a uma eleição polarizada, existe uma dinâmica de estabilidade, onde ambos os candidatos estão mantendo a base de apoio que já possuíam. Bases essas construídas ao longo de muitos anos, o que dificulta a penetração dos adversários.

    Foto – Veja quem são os candidatos à Presidência

    Tópicos