Bolsonaro prepara ‘gesto explícito’ a Biden em relação à pauta ambiental
Segundo auxiliares do presidente, o discurso vai surpreender, terá gestos explícitos à política ambiental de Biden e haverá comprometimento com metas claras
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prepara um gesto explícito ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em relação à pauta ambiental. As informações são das âncoras da CNN Daniela Lima e Tainá Falcão.
De acordo com ministros de Estado que participaram de um encontro com Bolsonaro nesta segunda-feira (19), a reunião serviu para alinhar o discurso que o presidente vai fazer na cúpula do clima, convocada pelo presidente americano.
Ainda segundo auxiliares do presidente, o discurso vai surpreender, terá gestos explícitos à política ambiental de Biden e haverá comprometimento com metas claras.
A ideia do presidente Jair Bolsonaro é superar as expectativas dos americanos, que vem tecendo críticas à forma como o Brasil tem se posicionado nos temas ambientais.
Bolsonaro designou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para escreverem as ideias-chave do discurso.
Para Salles, o discurso pretende demonstrar que o Brasil segue próximo aos Estados Unidos mesmo com a saída de Donald Trump da presidência. No entanto, o ministro afirmou que o discurso de Bolsonaro também destacará que o Brasil não é o maior responsável pela emissão de gases.
Salles negou, no entanto, que tenha havido um pedido de cumprimento de meta específico para liberação de verbas, mas não descartou avaliar demandas futuras.