Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Bolsonaro precisa abrir dez pontos no Sudeste para vencer Lula, diz especialista

    Segundo a última pesquisa Ipespe, o petista tem 43% das intenções de voto na região, enquanto o candidato à reeleição aparece com 37%

    Júlia Vieirada CNN , em São Paulo

    O presidente do Instituto Locomotiva, Renanto Meirelles, analisou o resultado da última pesquisa para as eleições presidenciais divulgada pela XP/Ipespe nesta sexta-feira (23).

    Segundo o levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43% das intenções de voto no Sudeste, enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparece com 37%. Por ter os maiores colégios eleitorais, a região é estrategicamente importante para garantir a vitória na eleição. Pela pesquisa, o candidato do PL só ganha do petista no Sul, onde tem 45% ante 40%.

    No Nordeste, onde tem a maior vantagem, o ex-presidente soma 56%, enquanto Bolsonaro tem 25%.

    “Na região Sudeste, cada ponto percentual significa 667 mil votos. Na região Nordeste, 423 mil. Isso é importante para entender quanto o Bolsonaro precisa avançar na região Sudeste para contrabalancear a vantagem que Lula tem Nordeste”, explicou Meirelles durante o Arena Eleições, da CNN.

    “Não basta para o Bolsonaro empatar ou ganhar na região Sudeste do ex-presidente Lula por três ou quatro pontos percentuais. Ele precisa abrir pelo menos dez pontos percentuais na região, levando em consideração que Lula não perderá nas outras, mas últimas pesquisas têm mostrado que ele não terá tempo suficiente para conseguir”, acrescentou.

    Tópicos