Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Bolsonaro pode usar cobertura internacional da ONU a seu favor, diz especialista

    Renato Meirelles avalia que o momento da viagem é negativo, já que faltarão duas semanas para o primeiro turno, mas acredita que o candidato à reeleição pode tirar proveito dessa agenda

    Júlia Vieirada CNN

    em São Paulo

    O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, avaliou, em participação no Arena Eleições, da CNN, nesta sexta-feira (16), que a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) na próxima semana pode ser usada de forma beneficia em sua campanha.

    O especialista avalia que o momento da viagem para os Estados Unidos é negativo, já que faltarão duas semanas para o primeiro turno das eleições, mas acredita que o candidato à reeleição pode tirar proveito dessa agenda.

    “Faltando duas semanas para a eleição, o Bolsonaro vai passar quase uma semana fora. Essa não é uma decisão tranquila do ponto de vista da estratégia política e pode, entre outras coisas, significar como ele pode usar da cobertura internacional para melhorar a sua imagem”, inicia Meirelles.

    “Ele pode tentar romper com uma imagem de isolamento. Com relação ao discurso dele, ele vai voltar a falar de um tema que pega para os indecisos e que, de alguma forma, prejudicam o Lula, como a corrupção e a relação econômica com países como Venezuela, Nicarágua e Cuba”, cita o presidente do Locomotiva.

    Porém, para ele, por mais que o foco da campanha de Bolsonaro na corrupção durante o governo do PT afaste o eleitor indeciso de Lula, a estratégia não é suficiente para virar voto para o candidato do PL.

    “Pode levar à abstenção, voto nulo e, em último caso, à terceira via. Mas, ao aumentar a rejeição [de Lula], Bolsonaro retarda o voto útil, que é um movimento que a campanha do petista tem feito, e garante o segundo turno”, analisa Meirelles.

    Confira a íntegra do programa destas sexta-feira: