Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro participa de lançamento de novo caça da Força Aérea Brasileira

    Caça multimissão F-39E chegou em setembro e vai integrar uma frota de 36 novas aeronaves adquiridas com a sueca Saab

    Julliana Lopes, da CNN, em Brasília

     O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira (23) da cerimônia de lançamento da nova aeronave de combate da Força Aérea Brasileira, o caça multimissão F-39E Gripen. O evento também celebrou o dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A data marca ainda os 114 anos do primeiro voo de Santos Dumont com o 14-Bis.

    O novo caça chegou ao Brasil em setembro e vai integrar uma frota de 36 novas aeronaves adquiridas numa parceria com a fabricante sueca Saab. O acordo de cooperação entre Brasil e Suécia prevê um programa de transferência de tecnologia entre os países e a participação de empresas nacionais.

    Leia também:
    Conheça os detalhes do Gripen, novo jato supersônico da Força Aérea Brasileira

    Bolsonaro
    Comemoração do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira
    Foto: Isac Nóbrega/PR

    As aeronaves estão sendo produzidas no parque industrial brasileiro e vão substituir a frota atual, composta por modelos norte-americanos. A entrega será fracionada, a partir de 2021.

    Os novos modelos custaram cerca de R$ 24 bilhões, financiados em 25 anos. A negociação para a renovação da frota envolveu impasses na escolha das fabricantes e foi acertada em 2014, ainda na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.

    O caça Gripen brasileiro antes do primeiro voo de testes
    O caça Gripen brasileiro 
    Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira (24.set.2020)

    Nesta sexta, durante evento na Base Aérea de Brasília, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o lançamento vai transformar “de forma irreversível a capacidade de logística e afirmar superioridade no espaço aéreo”.

    A novo F39E foi testado nos céus de Brasília nesta quarta-feira (21), mas fez o primeiro voo no Brasil no dia 24 de setembro. O caça decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes para a fábrica da Embraer em São Paulo.