“Bolsonaro parece ter chegado no teto”, diz CEO da Quaest
Ao analisar a última pesquisa do instituto, Felipe Nunes destacou uma “reversão de tendência”, com Lula ampliando distância para Jair Bolsonaro nas intenções de voto
O CEO da Quaest, Felipe Nunes, disse em entrevista à CNN nesta quarta-feira (21) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “parece ter chegado a um teto” de intenções de voto, ao analisar a mais recente pesquisa Genial/Quaest.
“Esse resultado indica que a campanha de Bolsonaro, depois de ter feito um evento de grande repercussão nacional no 7 de Setembro, depois entregado benefícios sociais para grupos importantes da sociedade brasileira e ter conseguido trazer o apoio evangélico em massa para o seu palanque, parece ter chegado em um teto”, disse Nunes.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto; Bolsonaro tem 34%. No levantamento anterior, divulgado no último dia 14, o petista tinha 42%, e Bolsonaro, 34%.
“[Bolsonaro] começa a ter dificuldade em diminuir essa distância para o ex-presidente Lula, em um momento crítico da eleição”, analisa o especialista.
Nunes aponta que a pesquisa mais recente é “importante para a história das eleições” deste ano porque demonstra a “reversão de uma tendência”. Nos últimos três levantamentos presidenciais da Genial/Quaest Bolsonaro havia diminuído a distância para Lula.
De acordo com o CEO da Quaest, a campanha de Bolsonaro esperava já ter ultrapassado Lula nas pesquisas de intenções de voto no momento atual, visto os movimentos econômicos adotados pelo governo, como a ampliação do Auxílio Brasil. No entanto, as medidas ainda não geraram o efeito esperado.
“Não adianta mais dinheiro entrar se o eleitor não acredita que esse benefício merece a confiança e a gratidão das pessoas. Ao mesmo tempo que aumentou a distribuição de recursos do governo para as pessoas, também ficou alta a percepção de que essa era uma jogada eleitoral e não uma jogada de bom coração ou responsabilidade política com as pessoas”, completou.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos: as imagens dos candidatos à Presidência nas urnas
[cnn_galeria active=”1857008″ id_galeria=”1857015″ title_galeria=”Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas”/]