Bolsonaro não vai a último compromisso internacional que teria como presidente
Cúpula do Mercosul, no Uruguai, na semana que vem, deve contar com a presença do vice, Hamilton Mourão, e do ministro Carlos França
A um mês do fim do mandato de presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), não vai aproveitar a última oportunidade que teria para comparecer a um evento diplomático internacional como chefe de Estado brasileiro.
A CNN apurou com fontes do Itamaraty que Bolsonaro não irá ao Uruguai para a Cúpula do Mercosul, na semana que vem. Em seu lugar, de acordo com essas fontes, devem viajar o vice-presidente – e senador eleito pelo Rio Grande do Sul – Hamilton Mourão (Republicanos), e o ministro de Relações Exteriores, Carlos França.
A 61ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e a Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro, em Montevidéu, capital do Uruguai.
A presença de Mourão só foi confirmada nesta quinta-feira (1º), dias antes da viagem. Até semana passada, os interlocutores do Itamaraty tinham informações de que a comitiva brasileira no Uruguai seria chefiada apenas por Carlos França – assim como foi a última participação do Brasil na reunião do G20 no atual governo.
Além dos compromissos com o Mercosul e o G20, desde que perdeu as eleições presidenciais, Bolsonaro também não compareceu à COP 27 — Conferência das Nações Unidas para o Clima –, no Egito. Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por outro lado, teve participação de destaque na COP 27.