Bolsonaro liga ao premiê indiano por desbloqueio de insumos para cloroquina
A Índia é produtora de insumos para medicamentos e havia paralisado a exportação
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conversou neste sábado (4) com primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e pediu o desbloqueio da exportação de insumos farmacêuticos para a produção da hidroxicloroquina, medicamento testado no combate ao novo coronavírus.
Neste sábado, em contato com o Primeiro-Ministro da Índia, @narendramodi , solicitei apoio na continuidade do fornecimento de insumos farmacêuticos para a produção da hidroxicloroquina. Não mediremos esforços para salvar vidas. ?????????? pic.twitter.com/v03Bvti40R
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 4, 2020
A Índia é produtora de insumos para medicamentos e havia paralisado a exportação. O governo brasileiro fez um apelo ao país para a liberação de ao menos 31,6 toneladas de ingredientes usados na fabricação de remédios pela indústria farmacêutica no Brasil.
“Brasil e Índia continuarão grandes parceiros pós-crise do coronavírus, e não mediremos esforços na luta para salvar vidas”, disse Bolsonaro em uma publicação no Facebook, reforçando que a intenção é a produção da hidroxicloroquina. O medicamento, porém, não tem eficácia comprovada contra a doença.
Bolsonaro recebeu no Palácio da Alvorada o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que também participou da conversa com o indiano.
Had a productive telephone conversation with President @jairbolsonaro about how India and Brazil can join forces against the COVID-19 pandemic.
— Narendra Modi (@narendramodi) April 4, 2020
Pelo Twitter, Narendra Modi afirmou que teve “uma conversa telefônica produtiva com o presidente Jair Bolsonaro sobre como a Índia e o Brasil podem unir forças contra a pandemia da COVID-19”.