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    Eleições 2022

    Bolsonaro intensifica propagandas no Google na reta final de campanha

    Presidente gastou R$ 14 milhões desde a última quinta-feira (20), cerca de 60% de todos os pagamentos desde o início da campanha

    Gabriel Hirabahasida CNN , em Brasília

    A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) intensificou, no fim da semana passada, os anúncios no Google. Foram cerca de R$ 14 milhões gastos de quinta-feira (20) até esta segunda-feira (24).
    Em comparação, nesse mesmo período, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gastou cerca de R$ 2,6 milhões com anúncios no Google.

    Os dados são disponibilizados pela big tech estadunidense em uma plataforma sobre campanhas políticas no Brasil. As estatísticas são atualizadas em tempo real pelo Google.

    Ao todo, a campanha de Bolsonaro gastou R$ 22,6 milhões em anúncios no Google –o que inclui propagandas tanto na ferramenta de pesquisas quanto no YouTube. O valor pago nos últimos dias corresponde a cerca de 60% dos gastos em toda a campanha.

    No último fim de semana, o presidente realizou o que sua campanha chamou de “Super Live”, com a participação de diversos apoiadores. Foram mais de 22h de programação que se iniciou no sábado (22) e terminou no domingo (23). Participaram várias pessoas conhecidas, entre elas o jogador de futebol Neymar e o cantor sertanejo Gusttavo Lima.

    Alguns dos principais anúncios, inclusive, são chamando para a transmissão ao vivo que aconteceu no último fim de semana.

    A maior parte dos anúncios da campanha bolsonarista foi voltada ao Sudeste, especialmente o estado de São Paulo. Foram mais de R$ 9 milhões voltados à região, que reúne três dos maiores colégios eleitorais do país (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), o que equivale a 43,5% do total gasto com esses anúncios. Ao todo, R$ 5,29 milhões foram aplicados para o público paulista –ou seja, 23,3% do total.

    A campanha de Lula também priorizou o Sudeste –de forma ainda mais enfática que a de Bolsonaro. Mais da metade dos recursos (51,5%) foram aplicados em anúncios para o público de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A maior parte –R$ 4,95 milhões– foi aplicada para propagandas voltadas ao público paulista.

    Por outro lado, enquanto a campanha de Bolsonaro preferiu intensificar os gastos com propaganda no Google nos últimos dias, a de Lula teve a maior aplicação nos dias que antecederam o primeiro turno –mesmo assim, em uma proporção menor que a registrada agora pelo atual presidente. O petista aplicou R$ 5,3 milhões de 28 de setembro a 1º de outubro.

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