Bolsonaro encontra empresários, e Tebet vai a SC; Lula e Ciro têm agenda à noite
Em almoço organizado pelo Grupo Esfera, presidente reiterou declarações dadas em entrevista ao Jornal Nacional; emedebista propôs recriar Ministério da Cultura
Os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB) cumpriram agenda de campanha na manhã desta terça-feira (23). Os outros dois candidatos à Presidência da República que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT), têm compromissos de campanha à noite.
Bolsonaro participou de um almoço com 40 empresários do Grupo Esfera, no qual reiterou declarações dadas na véspera, em entrevista ao Jornal Nacional.
De acordo com apuração do analista da CNN Iuri Pitta, ele não fez comentários sobre a operação da Polícia Federal contra empresários que participam de um grupo de WhatsApp no qual circularam mensagens em apoio a um suposto golpe de Estado, em caso de vitória de Lula nas eleições de outubro.
O único momento em que os mandados de busca e apreensão e quebras de sigilo cumpridos hoje foram citados no almoço foi em um voto de louvor a um dos alvos da operação, o fundador da administradora de shoppings Multiplan, José Isaac Peres, que faz parte do Esfera.
A comitiva presidencial contava com 25 integrantes, incluindo o presidente, ministros como Paulo Guedes (Economia), Fábio Faria (Comunicações) e Ciro Nogueira (Casa Civil), além dos três filhos mais velhos de Bolsonaro – o senador Flávio (PL-RJ), o vereador Carlos (Republicanos-RJ) e o deputado Eduardo (PL-SP) – e do ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas, candidato do Republicanos ao governo de São Paulo.
Antes do almoço, Bolsonaro discursou na abertura do Congresso Aço Brasil de 2022, em São Paulo. Durante sua fala, ele defendeu ações de seu governo no combate à pandemia, assim como medidas direcionadas à estabilização da economia.
Pela manhã, Simone Tebet também cumpriu agenda. Em sua fala, na Escola de Teatro Bolshói no Brasil, em Joinville (SC), a senadora defendeu a recriação do Ministério da Cultura e o fortalecimento da Lei Rouanet.
“O Ministério da Cultura será recriado. Um povo sem passado, que não conhece sua história, não tem futuro. É através da cultura que nós conseguimos fazer com que o Brasil evolua e não fique a cada quatro, oito, dez anos sujeito a governo que flertam com o autoritarismo. Então o Ministério da Cultura vai ser recriado, a Lei Rouanet vai ser fortalecida, dinheiro tem”, afirmou.
Nesta terça-feira, Bolsonaro viaja para Brasília. Na capital federal, comparece à solenidade de chegada do coração do Imperador Dom Pedro I.
A emedebista, por sua vez, tem agendas em Itajaí (SC) à tarde. À noite, vai a São Paulo para o lançamento da candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) à Câmara dos Deputados.
Os compromissos de Lula e Ciro
Lula não teve agenda pela manhã. Às 18h, participa de encontro com empresários do setor da construção civil, em São Paulo.
Ciro também não teve compromissos pela manhã. Às 20h30, o pedetista participa da sabatina do Jornal Nacional, da TV Globo, no Rio de Janeiro.
Outros candidatos à Presidência também cumprem agenda nesta terça-feira. Felipe d’Avila (Novo) tem compromissos no Rio de Janeiro. À noite vai a lançamentos de candidaturas de seu partido.
Pablo Marçal (Pros) e Soraya Thronicke (União Brasil) estarão em São Paulo durante o dia. Ambas as agendas priorizam a gravação de entrevistas e de materiais de campanha.
José Maria Eymael (DC) tem agenda interna. Roberto Jefferson (PTB), segundo sua assessoria, não terá compromissos pois é necessário “resolver questões judiciais antes e registrar de fato a candidatura”.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
FOTOS — Momentos marcantes da história das eleições brasileiras
[cnn_galeria active=”709810″ id_galeria=”709799″ title_galeria=”Veja momentos marcantes da história das eleições brasileiras”/]
Com informações de Carolina Cerqueira, Gabriela Bernardes e João Rosa, da CNN