Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Bolsonaro é orientado por aliados a abandonar críticas ao sistema eleitoral

    Ala política próxima à Bolsonaro também defende fim do silêncio e reconhecimento da vitória de Lula

    Kenzô Machidada CNN

    Aliados políticos de Jair Bolsonaro (PL) já sinalizaram ao presidente para que ele abandone o argumento de fazer críticas ao sistema eleitoral. Segundo esses aliados, essas críticas já foram ditas na campanha e o resultado das urnas eletrônicas mostraram que o argumento de Bolsonaro não foi aceito pela maioria da população brasileira.

    De acordo com relatos feitos à CNN, a leitura desses aliados é que o eleitor não considerou as críticas ao sistema um fato determinante, então, que Bolsonaro não siga batendo nessa tecla.

    Esses mesmos aliados já orientaram o presidente a se pronunciar sobre o reconhecimento da vitória de Lula, mas perceberam que há um abatimento e indignação de Jair Bolsonaro com o resultado da disputa.

    Parte desses aliados disse que a atitude de Bolsonaro, de permanecer em silêncio após a divulgação do resultado, o mantém na cena política. No foco da notícia. Uma das ideias é mostrar que o silêncio pode falar muito. O silêncio tem o objetivo de dar um tom fúnebre para a militância bolsonarista.

    Os aliados políticos de Bolsonaro passaram a manhã ouvindo o presidente e o alertaram que não vão apoiar qualquer atitude antidemocrática.

    Segundo interlocutores, Bolsonaro já foi sinalizado que a ala política estará ao lado do presidente caso ele queira falar que se sentiu lesado de alguma forma, eles aceitam até uma contestação, caso o presidente queira fazer, mas dentro da Constituição, sem ataques ao sistema.

    Galeria: Confira imagens da comemoração de Lula e de eleitores do PT após as eleições

    Tópicos