“Bolsonaro e Lula são sócios na mesma escuridão”, diz Mangabeira Unger à CNN
Para ele, é necessária a construção de uma alternativa na política brasileira
O ex-ministro Mangabeira Unger disse ao CNN Entrevistas que o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro são “sócios na mesma escuridão”, uma referência ao que considera uma situação ruim pela qual passa o país.
“O governo está perdido e qual é a alternativa? A alternativa é um trumpismo brasileiro? Bolsonaro e os bolsonaristas tiveram no poder. O que é que fizeram para organizar o capitalismo popular? O que é que fizeram para tirar a maioria dos trabalhadores dessa fragilidade que eu descrevi? O que é que fizeram para a renovar qualitativamente o ensino brasileiro? Nada. Bolsonaro e Lula são sócios na mesma escuridão”, disse.
Mangabeira disse à CNN, porém, não considerar que ambos sejam mal intencionados, mas “vítimas das práticas dominantes”.
“E não por serem mal intencionados, eu conheço ambos, eu acho que ambos genuinamente gostariam de fazer melhor, mas eles também são vítimas das ideias e das práticas dominantes”, declarou.
Para ele, é necessária a construção de uma alternativa na política brasileira que fuja desses dois polos representados pelo lulismo e pelo bolsonarismo.
“No meio dessa confusão, no meio dessas escuridão, nós temos que tentar acender as luzes e construir uma alternativa produtivista e capacitadora que afirme a primazia dos interesses da produção e do trabalho sobre o financismo, de um lado, e a pobreza de outro lado”, afirmou.
Ele defendeu que a alternativa a ser construída tenha não somente apoiadores desses polos, mas pessoas ao centro.
“A nossa tarefa agora é unir brasileiros em torno de uma alternativa Nacional. Nós não poderemos construir essa alternativa só com gente que se considera de direita ou de esquerda, nós temos que recrutar gente de ambos esses campos”, disse Mangabeira à CNN.
“Não é uma terceira via, é uma via construída por diretrizes esquerdistas e centristas, uma grande aliança heterogênea para fazer o que importa para libertar o Brasil”, afirmou.
Bolsonaro é indiciado pela terceira vez; saiba os inquéritos da PF