Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Bolsonaro e Lula reforçam lemas de campanha nos discursos e entrevistas de 2022

    Levantamento da CNN aponta os termos mais citados pelos líderes das pesquisas no período de campanha eleitoral

    Rodrigo Vasconcelosda CNN , Em Brasília

    Tanto Jair Bolsonaro (PL) quanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguiram a mesma lógica durante o período oficial de campanha para as Eleições 2022: reforçar as mensagens principais das próprias campanhas nas aparições públicas.

    A Agência CNN acompanhou todos os discursos em comícios, entrevistas para a imprensa e transmissões nas redes sociais desde o início oficial que permite a propaganda dos candidatos, no último dia 16 de agosto, até este sábado (24). A partir da transcrição das falas, foi criada uma nuvem com as palavras mais repetidas pelos dois líderes nas pesquisas de intenção de voto.

    A palavra mais dita pelo ex-presidente Lula foi “gente”. Em discursos e entrevistas, as palavras do petista tentam transmitir uma mensagem de pacificação política, e de cuidar das pessoas.

    Bolsonaro focou no tom patriótico que tem caracterizado seus discursos nas últimas eleições e durante seu governo. “Brasil” foi o termo mais repetido por ele nas conversas e comícios com apoiadores. O nome do país consta também em seu bordão, que ele manteve desde 2018.

    Os dois rivais mostraram muitas semelhanças entre as palavras mais proferidas no período eleitoral. Ambos priorizam as “pessoas” e o “povo” ao falar com os apoiadores, e citam temas recorrentes em disputas presidenciais, tais como a economia e a criação de empregos.

    No entanto, cada um demonstra bem suas prioridades e estratégias nos termos que um cita com mais frequência que o outro. Bolsonaro, por um lado, foca em temas como “liberdade”, “família”, o “preço” de itens que contribuíram com a queda da inflação nos últimos meses, e a cobertura da “imprensa” sobre o governo e a figura do presidente.

    A nuvem de palavras de Lula aponta que o ex-presidente prefere lembrar os apoiadores sobre como o “país era” na época de seu governo, além de citar temas de interesse das classes sociais mais pobres tais como “dívida” e “salário”.

    Na disputa entre eles, Bolsonaro foi quem mais citou o nome de Lula em suas falas públicas, na comparação com o rival. O atual presidente fala muito sobre a “esquerda”, sobre “ideologia” na política, e a situação na “Venezuela”, esse último termo com menos frequência que os outros.

    Estratégias diferentes

    Pelo levantamento, também é possível notar o direcionamento do discurso para eleitorados diferentes no caso de Jair Bolsonaro. Por exemplo, ele repetiu muito os termos “mulher” e “mulheres”, numa tentativa de diálogo com o público feminino. Segundo a última pesquisa do Instituto Datafolha, o presidente tem 29% das intenções de voto do eleitorado feminino, contra 49% de Lula.

    O ex-presidente, por outro lado, buscou reforçar a ideia de união. Lula falou mais no plural, em termos como “todos fizemos”, “queremos” e “precisamos”, além de repetir jargões conhecidos, como se referir aos outros por “companheiro”.

    No tema mais polêmico de toda eleição, “corrupção” foi uma palavra mais citada pelo atual presidente, e por isso não figurou na nuvem do petista. No entanto, por conta das reportagens recentes do portal UOL, Bolsonaro teve que falar sobre denúncias de compra de imóveis com dinheiro vivo em maior volume na comparação com as menções à Operação Lava-Jato nas sabatinas com Lula.

    Ao mencionar os próprios mandatos presidenciais, a integrante mais citada por Lula foi a ex-ministra e ex-presidente Dilma Rousseff. Para Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, consta na nuvem por ser o mais citado do atual governo.

    Quanto a outras disputas das Eleições 2022, o presidente deu prioridade em suas falas públicas para o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A nuvem dos petistas não cita nenhum nome específico, mas o termo “Minas” está entre os mais repetidos por Lula, onde ele apoia o candidato ao governo de MG Alexandre Kalil (PSD).

    Em resposta à CNN sobre o levantamento, a campanha do PT afirma que “está interessada em discutir as soluções para os problemas reais dos brasileiros, a partir da experiência do presidente Lula e do povo brasileiro de dias melhores”. Já a coligação de Bolsonaro ainda não se manifestou.

    Veja as palavras mais frequentes no discurso de Lula:

    Palavras mais usadas pelo ex-presidente Lula (PT) durante a campanha de 2022

    Estas são as palavras mais presentes nas falas de Bolsonaro:

    Palavras mais usadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral de 2022

    Tópicos