Bolsonaro diz que neste ano não haverá criação de ministérios
Presidente sugeriu que Ministério do Esporte pode retornar em um possível segundo mandato; ele já havia manifestado o desejo de reestabelecer as pastas da Segurança Pública, Pesca e Indústria e Comércio
Nesta quinta-feira (16), durante sua tradicional live semanal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) negou que haverá recriação de algum ministério este ano. A afirmação foi feita após o chefe do Executivo sugerir o restabelecimento do Ministério do Esporte, extinto em 2019.
Ao lado de Marcelo Magalhães, secretário Especial de Esportes, Bolsonaro insinuou que a pasta “merecia ser o ministério no futuro”, mas esclareceu que isso só aconteceria caso seja reeleito. “Esse ano não tem criação de ministério, pode ter certeza, tá, pessoal?”, afirmou o presidente, que acrescentou ao final da transmissão: “Esse ano não se discute esse assunto, zero. No futuro a gente vê como é que fica, né? Não estou prometendo o ministério aqui também. Falar em ministério é uma forma de prestigiar uma pessoa que faz um trabalho que o Marcelo faz”.
No último dia 6, o pré-candidato já havia mencionado a ideia do retorno da pastas da Segurança Pública, Pesca e Indústria e Comércio se conseguir se reeleger, em outubro. “Nós pretendemos é, em havendo uma reeleição, dividir melhor os ministérios, criar no máximo mais três, para que possamos melhor administrar o nosso país”, afirmou Bolsonaro em entrevista à emissora Agro+.
Alta no preço dos combustíveis
Na transmissão ao vivo, o presidente Jair Bolsonaro também falou sobre a alta no preço dos combustíveis. Comemorou a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei que fixou um teto de 17% para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre gasolina, diesel e etanol. O chefe do Executivo tem 15 dias para sancionar o texto.
O presidente também fez um apelo para que a Petrobras não reajustasse o preço dos combustíveis. “Eu só posso entender que seria, um reajuste da Petrobras agora, interesse político para atingir o governo federal. Espero que a Petrobras não reajuste os combustíveis, porque até a semana que vem a gente acerta a questão da diminuição do preço”, afirmou.
Nesta quinta-feira, porém, o conselho de administração da estatal autorizou a diretoria aumentar o valor do diesel.
Bolsonaro ainda comentou sobre a troca no comando da empresa. “Espero que, até o fim de semana que vem, a gente consiga, legalmente, sem problema nenhum, trocar o presidente da Petrobras. Ai ele faz mais algumas mudanças, e a gente possa aplicar aquilo que chegou ao meu conhecimento, eu não vi no papel, mas que é a questão de que o PPI não precisa reajustar imediatamente. Aumentou lá fora, não precisa fazer isso no Brasil”, explicou o chefe do Executivo.