Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro diz que ideologia nazista deve ser “repudiada de forma permanente”

    Declaração foi realizada nesta quarta-feira (9) pelas redes sociais do presidente da República

    Douglas Portoda CNN , em São Paulo

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou pelas redes sociais, nesta quarta-feira (9), que a “ideologia nazista deve ser repudiada de forma e permanente, sem ressalvas que permitam seu florescimento”. O posicionamento ocorreu após o caso envolvendo o youtuber Monark, que, em um podcast, defendeu a existência de um partido nazista no Brasil.

    “Assim como toda e QUALQUER [sic] ideologia totalitária que coloque em risco os direitos fundamentais dos povos e dos indivíduos, como o direito à vida e à liberdade”, continua Bolsonaro.

    De acordo com o chefe do Executivo, o fato de uma “ideologia repugnante como a nazista” ter deixado milhões de mortos exige extrema responsabilidade no momento de tratar do tema, “não deixando espaço para a calúnia, a difamação e a sua banalização”. “Não se combate uma injustiça com injustiças”, complementa.

    Sem citar nomes, Bolsonaro afirma que pessoas “na busca implacável pelo poder” banalizam o nazismo, instrumentalizando a sensibilidade humana para “praticar exatamente aquilo que dizem combater, assassinando reputações e destruindo pessoas.”

    Bolsonaro diz ter orgulho de ser o presidente que” mais aproximou” o Brasil dos judeus ao intensificar relações bilaterais com Israel e ao apoiar a Aliança Internacional de Memória do Holocausto (IHRA).

    “Reitero todo nosso apoio ao povo judeu, que hoje sofre não só com as cicatrizes deixadas pela história, mas também com o desrespeito daqueles que banalizam um assunto tão grave, rotulando tudo e todos na ânsia de conquistar ainda mais poder e controle sobre as pessoas.”

    Bolsonaro também estendeu a crítica a outras ideologias. “É de nosso desejo, inclusive, que outras organizações que promovem ideologias que pregam o antissemitismo, a divisão de pessoas em raças ou classes, e que também dizimaram milhões de inocentes ao redor do mundo, como o Comunismo, sejam alcançadas e combatidas por nossas leis.”

    Tópicos