Bolsonaro diz que deputado Francischini não espalhou fake news
Nesta terça, a Segunda Turma do Supremo derrubou a liminar de Nunes Marques que anulou a cassação do parlamentar
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (7) que o deputado estadual Fernando Francischini, que teve o mandato cassado pelo TSE, não espalhou fake news ao afirmar que as eleições de 2018 foram fraudadas.
O presidente voltou a endossar o discurso do parlamentar, dizendo que urnas eletrônicas estavam programadas para computar votos para o PT. A alegação não procede, como já foi comprovado pelo próprio TSE.
“Estava havendo fraude nas eleições de 2018. Quando você apertava o número 1 já aparecia o 13 na tela e concluía a votação. Foram dezenas de vídeos, dezenas de pessoas ligando pra mim ao longo de toda a noite. Isso é uma verdade.”
Mais cedo, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal derrubou uma liminar de Kassio Nunes Marques que havia anulado a cassação. Bolsonaro condenou a decisão e disse que o STF atenta contra a liberdade de expressão.
“Enquanto estamos em um evento voltado para fraternidade, amizade, amor, compaixão. Do outro lado da praça dos Três Poderes uma turma do Supremo Tribunal Federal, por 3 a 2, mantém a cassação de um deputado acusado em 2018 de espalhar fake news. Esse deputado não espalhou fake news, porque o que ele falou na live eu também falei pra todo mundo.
Segundo Bolsonaro, o objetivo do TSE é criar uma jurisprudência para perseguir adversários.
“Esse deputado foi cassado. Primeiro foi absolvido, de 7 a 0, no TRE do Paraná, depois foi condenado no Tribunal Superior Eleitoral, por 6 a 1, cujo objetivo era criar jurisprudência para perseguir os outros que porventura não gostassem do seu comportamento. Deputados que estão aqui, vai chegar a sua hora se você não se indignar.”
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Publicado por Renan Porto, com informações de Emanuelle Leones