Bolsonaro critica política monetária argentina: “Fazer dinheiro aumenta inflação”
O presidente alertou para a possibilidade de o Brasil eleger um candidato de esquerda nas eleições deste ano
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar nesta quarta-feira (6) o governo da Argentina. Em conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que a política monetária do regime de Alberto Fernández promoveu um aumento inflacionário.
“Olha a Argentina. O presidente da Argentina falou que a crise na Argentina é por excesso de exportações. ‘Estamos com problemas e não temos como comprar dólar’. Cada vez que a gente faz dinheiro aumenta a inflação. Na Venezuela o pessoal rodou papel à vontade, você tem que pegar um saco de dinheiro pra comprar pão. O preço tem que cair pela concorrência.”
O presidente também citou o caso do Chile, que elegeu o presidente de esquerda Gabriel Boric em dezembro ano passado.
“O pessoal reclama também do Chile, mas 40% não foi votar e olha que lá o voto é no papel. Uma andorinha não faz verão, mas todo verão começa com uma andorinha, vocês sabem do que eu estou falando.”
Mais uma vez, Bolsonaro alertou para os riscos de um regime de esquerda chegar ao poder no Brasil.
“Aqui o pessoal fala que todo poder emana do povo, é isso mesmo? Você acha que o povo cubano não quer democracia? O povo da Coreia do Norte não quer democracia? Da Venezuela? Você tem que ter liderança. A liderança vai se manter fiel a você , ou não, depois que chegar ao poder. Quer conhecer um homem? Dê a ele poder.”
*Publicado por Renan Porto, com informações de Emanuelle Leones, da CNN