Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Bolsonaro critica Lula ao condenar decisão da Nicarágua, que retirou a CNN do ar

    Nicarágua vive sob o governo autoritário de Daniel Ortega, que está em seu quarto mandato consecutivo

    Leandro MagalhãesEduardo Hahonda CNN , Em Contagem e em Brasília

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) condenou, nesta sexta-feira (23), a retirada do sinal da CNN em Espanhol pelo governo nicaraguense e criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já declarou apoio ao governo de Daniel Ortega, que está no poder há 15 anos.

    A declaração foi feita à CNN após evento de campanha na cidade de Contagem, Minas Gerais.

    “Nada começa de uma hora para a outra. As coisas vêm acontecendo. Primero, ele prendeu todos os opositores que iriam disputar as eleições com ele. Ele concorreu sozinho. Apoiado pelo Lula. Depois, ele prosseguiu na sanha ditatorial. Suprimindo direitos outros da população. Um dos últimos, agora, antes de fechar a CNN, ele fechou rádios e TVs católicas, prendeu padres e expulsou freiras. E a sua escalada agora, quando fecha [o sinal] da CNN, mostra realmente a que veio”, disse Bolsonaro.

    Na sua fala, o presidente insistiu na vinculação do petista com o ditador nicaraguense.

    “O ex-presidente Lula foi perguntado há pouco tempo. O que ele achava da Nicarágua com a barbaridade que estavam fazendo em cima dos cristãos. Ele falou que o Brasil não tinha que meter seu nariz onde não era chamado. E falou na autodeterminação de cada país”, acrescentou.

    “A gente não pode admitir isso. O cristão não pode continuar a ser perseguido, em qualquer lugar do mundo, e ter um silêncio sepulcral por lado do Brasil. Nós fizemos lá, publicamente, para toda a ONU que o Brasil recebe padres e freiras que estão sendo perseguidos e covardemente tratados pelo governo, amigo de Lula, o senhor Ortega”, incluiu Bolsonaro.

    O governo da Nicarágua retirou o canal da CNN em Espanhol do ar a partir de 01h07 da quinta-feira (22), no horário de Brasília – 22h07 de quarta-feira (21), no horário local da Nicarágua.

    A Nicarágua vive sob o governo autoritário de Daniel Ortega, que está em seu quarto mandato consecutivo, e já recebeu apoio de partidos de esquerda brasileiros, como o PT e PCdoB.

    A CNN Brasil entrou em contato com a assessoria de Lula para comentar as declarações de Bolsonaro, mas até a publicação desta reportagem, não havia recebido nenhuma manifestação.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontece neste sábado (24).

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos