Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro cometeu vários crimes de responsabilidade, acusa Lula

    Em entrevista à CNN Internacional, ex-presidente aponta crise de "irresponsabilidade"do atual presidente e critica relação com o americano Donald Trump

    Da CNN

    Em entrevista concedida à CNN Internacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou uma série de crises simultâneas pelas quais o país comandado por Jair Bolsonaro (sem partido) enfrenta. “O Brasil tem um problema sério de governabilidade, vive uma crise sanitária profunda, vive uma crise econômica profunda e vive uma crise de irresponsabilidade do presidente da República”, afirmou.

    De todas essas crises, Lula aposta que o maior impeditivo para Bolsonaro permanecer no cargo até a próxima eleição é o aprofundamento da crise econômica. “Acho difícil a sociedade brasileira suportar o Bolsonaro até 2022 se o clima econômico continuar do jeito que está, se o desemprego continuar do jeito que está e se a pobreza continuar aumentando como está.”

     

    Leia também: 

    Lula diz que PT deve ter cautela ao apoiar manifestos contra Bolsonaro

     

    Para Lula, o presidente Bolsonaro “já cometeu muitos crimes de irresponsabilidade”. “Ele já merece ser punido por isso. E eu espero que a gente tenha força suficiente para votar o impeachment dele”, afirmou o ex-presidente condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula deixou a prisão em novembro, após 18 meses.

    O petista lembrou que há mais de 30 pedidos de impeachment no Congresso Nacional contra Bolsonaro e disse que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), “terá que escolher um projeto para colocar em votação”.

    Covid-19

    Lula criticou ainda a condução de Bolsonaro durante pandemia. Para Lula, o atual presidente “não acredita na pandemia, ele acha que é uma gripezinha, e não tem nenhuma preocupação pela quantidade de pessoas que estão morrendo”.

    “O Bolsonaro já conseguiu brigar com todo mundo para agradar ao presidente Trump. O que é mais grave é que eles não têm respeito pelas instituições, ele e o Trump são muito semelhantes.”

    Procurada pela CNN Internacional, a equipe do presidente Jair Bolsonaro não comentou as falas de Lula.

    (Edição: Marcio Tumen Pinheiro)

    Tópicos